As Letras A E Suas Importancias Em Fazes
Monografias: As Letras A E Suas Importancias Em Fazes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: siel4014 • 17/11/2014 • 2.471 Palavras (10 Páginas) • 285 Visualizações
Aplicação de um programa “5s” no laboratório de recebimento de embalagens e matéria prima de uma grande indústria de atomatados
Raphael Nogueira Maldi (PUC Goiás) Raphaelmaldi12@hotmail.com
Resumo
1. Objetivo
Este artigo tem como o objetivo demonstrar todas as etapas de aplicação e treinamento de um programa de “5s” em uma grande indústria de atomatados localizada no interior de Goiás na cidade de Neropolis.Também demonstra todos os ganhos com a aplicação da ferramenta no laboratório de recebimento, assim conseguindo demonstrar ganhos quantitativos como também ganhos qualitativos.
O artigo irá fazer uma analise das etapas de aplicação, desenvolvimento e conteúdo dos treinamentos, acompanhamento e resultados obtidos através de auditorias realizadas antes durante e depois do processo de aplicação feito. Assim buscando demonstrar as atividades e projetos desenvolvidos durante o período do estagio supervisionado.
2. Introdução.
A nomenclatura 5S significa os cinco sensos que são abordados. Ela se baseia nas iniciais de cada senso escrito em japonês. As palavras são SEIRI (Seleção), SEITON (Ordenação),
SEISOH (Limpeza), SEIKETSU (padronização) e SHITSUKE (disciplina). (ISHIKAWA,
1986).
Este artigo visa demonstrar todo o processo de implantação de um programa de 5s, no laboratório de recebimento dos insumos de uma grande empresa da área de atomatados. Ira demonstrar todas as fazes de implementação do programa , desde a faze de criação do cronograma de atividades ate as fazes de mensuração dos resultados obtidos após a implantação do programa.
A implementação do programa de 5s no laboratório de recebimento de insumos tem como objetivo principal levar a metodologia e a cultura do 5s para o departamento de recebimento. Afim de tornar o ambiente de trabalho mais organizado, disciplinado , limpo e com apenas equipamentos e ferramentas usuais ,com isso tornando o ambiente de trabalho mais saudável e mais atrativo para os colaboradores que la trabalham.
O programa de 5s será organizado da seguinte maneira, no primeiro momento será criado um cronograma de execução das atividades, onde terá todas as etapas descritas e as datas que serão executados. A segunda etapa do programa será a de treinamento dos colaboradores e exposição da ferramenta “5S”.A terceira fase do programa 5s no laboratório de recebimento será a execução dê cada um dos “5S” um por semana e depois das 5 semanas de execução será registrada a nova situação do laboratório. A ultima faze da implantação do programa e a de mensuração dos resultados obtidos , por meio de auditorias e indicadores de desempenho , para estabelecer se o programa foi executado corretamente e conseguiu trazer os resultados esperados.
3. Revisão bibliográfica
A metodologia foi criada, no início da década de 50, pelo Dr. Kaoru Ishikawa.Período em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande Guerra e as indústrias japonesas necessitavam colocar no mercado produtos com preço e qualidade capazes de competir na Europa e Estados Unidos. Inúmeras empresas do mundo todo desejavam então conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas para justificar os ganhos de produtividade. As organizações japonesas são unânimes em afirmar que o 5S é a base física e comportamental para o sucesso das demais ferramentas (Ribeiro, 2006).
De acordo com Silva, 1994, o programa 5S foi introduzido no Brasil a partir de maio
de 1991. A sua introdução foi fundamental para a criação de um ambiente de trabalho de
qualidade, tendo sido reconhecido pelas maiores empresas do país. Suas ações iniciais são de natureza mecânica: classificar, ordenar e limpar. Estas práticas promovem uma diferença grande no ambiente de trabalho da pessoa e traz ótimas consequências
É um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes (SILVA 1994).
O termo "Senso" é uma alternativa para evitar as palavras japonesas, de acordo com Ribeiro (1994), "Seiri: senso de utilização ou descarte, Seiton: senso de arrumação, Seiso: senso de limpeza, Seiketsu: senso de saúde ou higiene e Shitsuke: senso de autodisciplina".
Seleção ou utilização na linguagem do 5S, de acordo com Osada (1992), significa distinguir o necessário do desnecessário, tomar as decisões difíceis e implementar o gerenciamento pela estratificação. É identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.
Para Badke (2004) o Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item.
Senso de limpeza tem como principal objetivo a limpeza e a manutenção de ambientes e instalações. Realiza a eliminação do lixo, da sujeira e dos mais diversos tipos de materiais que já não serão mais utilizados, tornando o local de trabalho mais limpo e organizado. Aprende-se neste senso a necessidade de ao final, ou início de cada dia de trabalho, manter suas ferramentas de trabalho limpas e em ordem, para que sejam facilmente localizadas (Ribeiro 2009). É um senso marcado pelo auxílio de todos novamente. É uma etapa em que o ambiente de trabalho passa por uma limpeza profunda, havendo a necessidade de paralisação de toda a empresa em prol do dia denominado “o dia da grande limpeza” (Carvalho, 2011).
O Senso de Saúde significa criar condições favoráveis à saúde física e
mental, garantir ambiente não-agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições
sanitárias nas áreas comuns (banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal e
cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão. Deve-se padronizar a geração, armazenamento e busca da informação, evitando-se os desvios dos avanços conseguidos com a melhoria do gerenciamento dos documentos.
...