As Regras de Emprego do Pronome Relativo
Por: Lizzybaby • 11/9/2018 • Monografia • 17.486 Palavras (70 Páginas) • 496 Visualizações
Elias José Tembane[pic 1] Emprego do pronome relativo cujo em orações subordinadas relativas: Caso da 12ª classe da Escola Secundária 15 de Outubro - Montepuez – 2017-2018 (Curso de Licenciatura em Ensino de Português com Habilitações em Inglês) Universidade Pedagógica Montepuez 2018 |
Elias José Tembane[pic 2]
Emprego do pronome relativo cujo em orações subordinadas relativas: Caso da 12ª classe da Escola Secundária 15 de Outubro - Montepuez – 2017-2018
Monográfica Científica apresentada no Departamento de Ciências de Linguagem, Comunicação e Arte, Delegação de Montepuez, para a obtenção do grau académico de Licenciatura em ensino de Português com Habilitações em Ensino de Inglês
Supervisor: dr. Ramadane Jone Carimo
Universidade Pedagógica
Montepuez
2018
Abreviaturas & Siglas[pic 3]
ESG – Ensino Secundário Geral
DAP – Director Adjunto Pedagógico
DESC- Director da Escola
H - Hipótese
H – Homem
HM – Homem e Mulher
M – Mulher
MINED – Ministério da Educação
No – Número
LP – Língua Portuguesa
VC – Versão corrigida
Lista de tabelas[pic 4]
Tabela I: Classificação dos Pronomes relativos
Tabela II. Comparação entre o PM e PE na inserção de relativos
Tabela III: Regras de emprego do pronome relativo “cujo”
Tabela IV: Universo e distribuição da amostra da pesquisa
Tabela V: Resumo de instrumentos/técnicas de recolha de dados
Tabela VI: Nível de domínio do pronome relativo “cujo”
Tabela VII: Definição do pronome relativo “cujo”.
Tabela VIII: Função sintáctica do pronome relativo “cujo”
Tabela IX: Pronomes relativos equivalentes ao relativizador “cujo”
Tabela X: Casos inadequados
Tabela XI: Aulas sobre o pronome relativo “cujo”
Tabela XII: Ensino de orações relativas
Tabela XIII: Pronome relativo “cujo” no PEP da 12ª classe.
Tabela XIV: Estratégias de ensino do pronome relativo “cujo”.
Tabela XV: Livro/Manual do aluno vs Gramática de LP
[pic 5]
Declaração
Eu, Elias José Tembane, declaro que esta Monografia é resultado da minha pesquisa pessoal que, com as orientações do meu supervisor, o conteúdo que nele contém é original e todas as fontes consultadas estão devidamente aludidas no texto, nas notas e na referência bibliográfica.
Ainda, declaro que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para obtenção de qualquer grau académico.
Montepuez, Junho de 2018
________________________________________
(Elias José Tembane)
[pic 6]
Dedicatória
Este trabalho é dedicado à minha mãe e, especialmente, à minha filha, aos meus irmãos que, directa ou indirectamente estiveram presentes durante o meu percurso estudantil.
Agradecimentos[pic 7]
Expresso a minha gratidão: a Deus, pela vida, sorte, saúde e apoio, que sempre me concede em todos os momentos indispensáveis da minha vida.
À minha mãe, Lúcia Vitoriano, por ter demonstrado a mim o valor do conhecimento e da vida e pelo apoio financeiro, durante todo o ciclo da minha formação.
Aos meus irmãos, Jeremias, Carla, Silícia, Momade, Giovanny e ao meu tio Jeremias pelo conselho e incentivo que me ofereceram. À minha cara-metade, Cecília Clemente, pela paciência e confiança, por me ter apoiado com opiniões objectivas e me amparar na resolução das minhas dificuldades.
Aos meus docentes do curso de Português, em particular ao meu supervisor e/ou orientador dr. Ramadane Jone Carimo, por ter associado comigo os seus conhecimentos, experiências, paciência, disponibilidade e atenção por cada momento da realização deste trabalho.
Por fim, aos meus colegas do curso, em especial ao meu colega Miguel Joaquim Nkavadjole Jr., pelas dicas e incentivo na pesquisa, e aos amigos com quem vivi momentos de aflição e de alegria, por terem sido inteligíveis e acreditarem em mim o tempo todo.
[pic 8]
Resumo
O presente trabalho tem como tema “Emprego do pronome relativo cujo em orações subordinadas relativas: Caso da 12ª classe da Escola Secundária 15 de Outubro - Montepuez – 2017-2018”. Tem como objectivo geral Explicar as causas que condicionam o inadequado emprego do pronome relativo cujo em orações subordinadas relativas. Para alcançar objectivo geral, foram definidos três (3) objectivos específicos (i) Identificar os factores que influenciam para o inadequado emprego do pronome relativo cujo; (i) Descrever as razões que estão por detrás da inadequação do emprego do pronome relativo “cujo”; (i) Comparar o PM e PE em termos do emprego do pronome relativo “cujo”. Relativamente aos tipos de pesquisa, quanto à natureza ela é aplicada, no que diz respeito aos objectivos é uma pesquisa explicativa, no que tange ao objecto a pesquisa é bibliográfica, mas complementada no campo, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é participante, por último, no que tange à abordagem, a pesquisa é qualitativa. Para a concretização do trabalho, foram usadas três (3) técnicas de colecta de dados: questionário fechado, observação directa e entrevista, para além da consulta bibliográfica. Os dados da pesquisa permitiram inferir que os alunos da 12ª classe da escola anteriormente referida encaram um fraco domínio no emprego do pronome relativo “cujo” pelo facto de se aplicarem estratégias inadequadas no ensino da língua portuguesa e, por outro lado, constatou-se que construções frásicas de “cujo” não fazem parte do conhecimento linguístico do aluno.
...