TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar de Português

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho apresentado a disciplina do Repercurso de Língua Portuguesa sob a coordenação da Professora Marta Maria Simionato.

CORONEL DOMINGOS SOARES – PR -2015.

Responda as questões:

1- O que Marcuschi (2009) quer dizer quando se refere a novos gêneros, velhas bases?

R: Ao se referir: "novos gêneros, velhas bases", Marcuschi (2009) quis nos dizer que os grandes suportes tecnológicos da comunicação, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar, vão por sua vez propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos, porém  esses novos gêneros não são inovações absolutas, sem uma ancoragem em outros gêneros já existentes, nos últimos dois séculos foram às novas tecnologias, em especial as ligadas à área da comunicação, que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais, porém as bases são as mesmas,  por exemplo: podemos observar que a carta é um gênero textual semelhante a uma conversa, e, por sua vez, o e-mail já com a tecnologia, nos remete a constituição de uma carta.

2-  Com base no texto de Marcuschi (2009) defina gênero textual e tipologia.

R: Gênero textual: Realizações lingüísticas concretas definidas por propriedades sócio-comunicativas, textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas, o qual  abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função, ou seja, noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros.

Exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, resenha, inquérito policial, conferência, bate-papo virtual, etc...

Tipo textual: Sequências teoricamente definidas pela natureza linguística da sua composição: - narração, - exposição, - argumentação, - descrição, - Injunção (Texto procedimental). Não são textos com funções sociais definidas. São categorias teóricas determinadas pela organização dos elementos lexicais, sintáticos e relações lógicas presentes nos conteúdos a serem falados ou escritos, distinguindo-se capacidades de linguagem requeridas para a produção de diferentes gêneros textuais.  

3- Leia o último parágrafo da página (06) seis do texto e faça uma análise crítica do mesmo.

R: Este parágrafo conscientiza para o fato de que, os gêneros textuais não só refletem, mas constituem as práticas sociais, sendo assim quando dominamos um gênero textual, não dominamos formas lingüísticas apenas, mas modos particulares de realizar, através da linguagem, ações sociais, ou seja, por sua própria natureza constitutiva um gênero ou conjunto de gêneros não representa um referencial monolítico e imutável. Ao contrário, como representação e reflexo de contextos sócio-comunicativos e discursivos diversos, caracterizam-se pela heterogeneidade e flexibilidade de limites, estes construídos historicamente pelo ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com