Atividade de Linguística
Por: PR1M3R • 20/8/2019 • Trabalho acadêmico • 883 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
RGM: 063.3097 PÓLO: Bela Vista MS
Não copie nada da Rede , nem dos textos, nem de seus colegas e , antes, leia o quadro de avisos , todos os recados lá postados, PRINCIPAL E OBRIGATORIAMENTE LEIA OS ARQUIVOS INTITULADOS: CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA ELABORAR TEXTOS I e II.
Alerto que qualquer cópia detectada em qualquer exercício, toda atividade será zerada e não apenas o exercício em que foi encontrada a cópia.
Para responder as atividades vá para além das aulas disponibilizadas na plataforma, consulte Arquivos, Links ,Referências, Periódicos, assista aos vídeos e , ainda , pesquise na Rede e em livros físicos ,pois no curso superior devemos ler, pesquisar, compreender , analisar e só então após essas ações é que estaremos preparados para respondermos as atividades solicitadas.
1-Escreva um texto reflexivo(de sua autoria ), a partir das pesquisas que você desenvolverá ,que não ultrapasse as 18 linhas, expondo o que entendeu sobre a “Virada pragmática” e em que medida a pragmática e a sociolinguística se interpenetram.
A virada pragmática e sociolinguística
O primeiro registro do termo pragmatismo ocorreu em 1898 e é adotada por diversos pensadores da linguagem, estuda primeiramente o uso da linguagem, partindo-se dos estudos de Saussure que defende a língua, a virada pragmática no século XX revolucionou a linguística que foi da preocupação da estrutura para o uso que fazem a língua, a pragmática serve para a separação de nível de língua como fonológia, sintática e semântica.
A pragmática trabalha com enunciados construídos e se concentra no estudo dos processos de inferência pelos quais compreendemos o que está implícito, já a sociolinguística estuda a comunicação linguística na complexidade de seus contextos, a sociolinguística mantém o foco como a sociedade reage sobre a língua, de como a sociedade lida com a variedade.
2-Comente, sob a forma de um texto explicativo as ideias acerca de linguagem, língua e fala e, ainda, sobre os elementos internos e externos da língua, de acordo com Saussure.
A língua é um sistema de signos distintos correspondentes a ideias distintas se trata especificamente de um código verbal e consiste num conjunto específico de códigos e palavras de um determinado grupo, já a fala é sempre individual é a forma como um indivíduo se comunica oralmente fazendo uso da linguagem verbal.
A Linguística interna, as coisas se passam de modo diferente, ela não admite uma disposição qualquer, tem por objeto a língua, é interno toda mudança que resulta em alteração de um sistema dedica-se unicamente a mudanças na estrutura de uma língua observando o funcionamento do sistema linguístico.
A Linguística Externa ao contrário da interna tem como objetivo estudar os elementos exteriores ao sistema, em outras palavras, a fala e as marcas que o falante imprime na língua, na linguística externa a língua é examinada em sua relação com fenômenos sociais, culturais etc.
3- A definição de língua para Noam Chomsky é a mesma defendida por Saussure? Justifique sua resposta.
Saussure definiu a língua como um sistema de valores que se opõem uns aos outros,
para Saussure a língua é um sistema homogêneo um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala. Segundo Chomsky a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana, em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética.
...