TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Morfologia

Monografias: Atps De Morfologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 10

PRINCIPAIS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO

Esse portfólio tem como finalidade apresentar uma análise da lingüística estrutural cuja importância foi inegável para o desenvolvimento da lingüística moderna. A seguir apresentaremos uma síntese sobre o questionamento de “como interpretar linguagem e língua” A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por fim, elaboramos uma lista de exercícios com analise morfológica, pois observamos que é possível ensinar e aprender gramática, e assim amenizar as confusões que até mesmo os universitários fazem. Por exemplo: confundir, língua e linguagem, norma culta e norma padrão, não conseguem fazer a diferenciação entre ambas. O aluno precisa estar apto para fazer essa diferenciação de forma coerente e assim poder observar a grande dicotomia que difere a gramática normativa da descritiva, internalizada, reflexiva e todas as suas variações.

Assim o estudo da gramática não deve se restringir apenas em repassar um conjunto de regras, deturpando os objetivos da língua materna. É preciso entender que dominar uma língua não significa incorporar "um conjunto de regras", mas adquirir competência comunicativa, aprender especialmente a refletir sobre a linguagem.

            Portanto o estudo da morfologia deve norteia-se em favor da cidadania critica e consciente, conduzindo o ensino por caminhos práticos do uso da linguagem.

ETAPA 1

Estruturalismo

De acordo com estudiosos e críticos literários, o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fato de seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo seria um léxico ao qual a ciência social recorre com frequência. Nessa complicada tentativa de definir e entender o que o termo em questão representa e significa, seria prudente começar pela definição dada ao mesmo pelo dicionário da língua portuguesa.

*Estruturalismo: corrente de pensamento do inicio do século xx, fundamentada na afirmação de Ferdinand de Saussure de que ''a língua não é um conglomerado de elementos heterogêneos; é um sistema articulado, onde tudo está ligado, onde tudo é solidário e onde cada elemento tira seu valor de sua posição estrutural'' (Saussure, citado em Leroy 1971:109).

Para fundamentar suas afirmações, Saussure estabeleceu uma série de definições e distinções sobre a natureza da linguagem:

- Langue x Parole

- Língua: sistema de signos

- Significante x Significado

- Arbitrariedade dos signos

- Sincronia x Diacrônica

- Sintagma x Paradigma

*Estruturalismo Europeu A partir do impulso dado por Saussure.

- Escola de Linguística de Praga

- Círculo Linguístico de Copenhague (Glossemática)

*Estruturalismo Americano (1920-1950.)

- Linguística descritiva

- Análise da língua sem conhecimento prévio

- Língua ágrafas indígenas

- Word- Sapir: As diferenças linguísticas determinam diferenças de como cada cultura representa a realidade.

Leonard Bloomfield (Linguagem - 1933): método indutivo (empírico; exclusão do sentido; amostragem (corpus). O que define a unidade linguística é a maneira como essa unidade se combina as demais na cadeia falada (distribuição).

Etapa - 2

Morfologia

Na sociedade em que vivemos a linguagem perpassa cada uma de nossas atividades individuais e coletivas, verbais e não verbais. As línguas se cruzam, se complementam e se modificam incessantemente, acompanhando o movimento de transformação do ser humano e suas formas de organização social.

A língua e a linguagem verificando-se no ato da fala estas se qualificam no processo comunicativo do ser falante.

A língua é, portanto como afirma Saussure é um “sistema de Signo”, ou seja, um conjunto de unidades eu estão organizadas, formando um todo.

O caráter social da língua facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo de nós nascermos. Cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. E mesmo quando a pessoa deixa de existir, a língua subsistira independentemente de nós. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade, por isso faz parte do patrimônio social e cultural de cada coletividade.

Cada um de nós começa aprender a língua em casa, em contato com a família e coma s pessoas que nos cercam. Aos poucos vamos treinando nosso aparelho fonador (os lábios, a língua, os dentes, os maxilares, as cordas vocais) para produzir sons que transformam em palavras, frases, textos, etc.

Linguagem é um conjunto de sinais de que o homem se serve para comunicar-se. A comunicação humana é realizada de várias maneiras, por meios de apelos visuais, auditivos, linguagem corporal e principalmente pela linguagem verbal.

Linguagem é todo o sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. Ao nosso redor podemos observar vários tipos de linguagens, tais como, a linguagem dos surdos mudos, dos sinais de trânsito, a linguagem que usamos, etc.

Além da linguagem verbal, cuja unidade básica é a palavra (escrita, falada), existe linguagens não verbais que são aquelas que utilizamos para atos de comunicação outros sinais que não são palavras, como a dança. Mais recentemente com o aparecimento da informática, surgiu também a linguagem digital, que permite armazenar e transmitir informações em meios eletrônicos.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com