Aula 2
Casos: Aula 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrazucaPk • 17/3/2015 • 299 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
INTRODUÇÃO
1. QUESTÕES ABORDADAS NA UNIDADE:
1.1. Nessa unidade de ensino se apresentará, em recortes, a evolução do pensamento filosófico gre-go antigo. Foram escolhidos alguns pensadores representativos desse primeiro período da filo-sofia, considerando-se como parâmetro para estuda-los a recorrência dos seguintes temas fun-damentais à formação da racionalidade ocidental:
1.1.1. A oposição e as possibilidade de convergência entre empirismo e racionalismo;
1.1.2. A relação existente entre conhecimento e obtenção da verdade;
1.1.3. Os temas e objetos da experiência filosófica ocidental desde as considerações sobre a origem e desenvolvimento do real até os fundamentos da atividade cognoscente (origem e critérios de verdade) em Platão e Aristóteles.
1.2. A questão recorrente nessa unidade diz respeito aos modos de conhecimento conforme a evolu-ção do pensamento antigo desde Parmênides e Heráclito até Platão e Aristóteles.
2. OBJETIVOS:
2.1. Investigar a evolução do pensamento grego antigo desde a filosofia pré-socrática até a filoso-fia platônica e o pensamento aristotélico a fim de analisar os aspectos cognitivos e os critérios metodológicos das correntes filosóficas filiadas ao empirismo e ao racionalismo.
REVISÃO DE CONCEITOS:
3.1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre um sujeito COGNOSCENTE (ou uma consciência) e um objeto. Em outras palavras, ele é a apreensão do objeto pelo sujeito. Por isto é fundamental que se coloque o conhecimento em seu contexto, pois não é a quantida-de de saberes que definem o que se deve aprender, mas a pertinência do que se conhece e o contexto a que um conhecimento se refere.
3.1.1. O contexto dá sentido à informação recebida;
3.1.2. O global diz respeito às relações entre o todo e as partes;
3.1.3. O multidimensional diz respeito ao ser humano (biológica, histórica e culturalmente) e a sociedade (social, econômica e politicamente)
3.1.4. Complexo – o conhecimento é uma totalidade e por isto é constituído por elementos diferen-tes e inseparáveis entre si, tecidos de forma interdependente e interativa.
...