Bakhtin e o idioma
Resenha: Bakhtin e o idioma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniph • 13/2/2014 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
Bakhtin e a Linguagem
• A concepção de linguagem de Bakhtin evidencia o dialogismo.
• Bakhtin chama atenção para as seduções do empirismo fonético superficial.
• Critica suas linhas teóricas do pensamento: o subjetivismo idealista e o objetivismo abstrato.
• Para ele, subjetivismo idealista via o fenômeno linguístico como um ato de criação individual.
• Bakhtin critica também o subjetivismo abstrato considerando que este dicotomizava a fala.
• Considera que o subjetivismo idealista e o objetivismo abstrato são obstáculos a uma apreensão totalizante da linguagem.
• Bakhtin via a linguagem numa perspectiva de totalidade integrada à vida humana.
• Assim, cria uma disciplina, chamada de metalinguística ou translinguística, para o estudo do enunciado.
• O enunciado pertence a um universo de relações dialógicas, é uma unidade da comunicação discursiva que se relaciona com a realidade reportando-se a outros enunciados.
• Todo enunciado é um dialogo.
• Cada enunciado se caracteriza por seu conteúdo e por seu sentido.
• Dois aspectos determinam a composição e o estilo do enunciado: a intenção do autor na esfera dos sentidos e o momento expressivo, isto é, a atividade subjetiva e avaliadora do ponto de vista emocional do falante.
• A experiência discursiva individual de cada pessoa se forma e se desenvolve em uma constante.
• A partir da concepção dialógica, Bakhtin afirma sua verdadeira substancia constituída pelo fenômeno social da interação verbal.
• Não é a atividade mental que organiza a expressão, mas é a expressão que organiza a atividade mental.
• Duas atividades mentais: a do eu e a do nós. O eu é característico do individuo pouco socializado e a do nós é vista como uma forma superior de atividade psíquica.
• A apalavra exerce a função de signo, constituindo-se no modo mais puro e sensível da relação social.
• Toda palavra procede de alguém, como também dirige para alguém.
• Ubiquidade social, podendo estar presente em vários lugares ao mesmo tempo
• A relação entre a infraestrutura ( relação de produção e estrutura sócio-política) e as superestruturas ( sistema ideológico organizador).
...