Bibliografias e teorias básicas
Bibliografia: Bibliografias e teorias básicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joelmarainha • 3/10/2014 • Bibliografia • 440 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
Tema: Bibliográfias e principais teorias;
Frederick Taylor
Henri Fayol
Elton Mayo
Frederick Taylor
Foi considerado o pai da administração científica, foi criador e participante deste movimento, implantando a política produtiva da divisão de tarefas, (processo produtivo), fazendo com que cada funcionário fizesse assim sua parte do processo, promovendo estratégias para evitar o desperdício de tempo, de matérias primas, aumentando a produtividade e reduzindo a insatisfação dos trabalhadores. O mesmo promoveu estudos e aplicou também o pagamento de participação de lucros e também e reajustes de salários, assim incentivando e motivando os trabalhadores, gerando satisfação e maior rendimento e produtividade. Também estabeleceu carga horária que beneficiasse o trabalhador e a empresa, para assim ter um resultado com mais produtividade e lucros para empresa. Essa foi a base para o começo da administração de tarefas, foi com ele que começaram a contratar empregados, colocando em devidos setores segundo o perfil de cada empregado. Padronizando o ambiente de trabalho, processo produtivo para se ter um resultado eficiente.
Henri Fayol
Foi o fundador da teoria clássica da administração, foi considerado um dos pioneiros no desenvolvimento e conhecimento administrativo. Suas principais atividades como gestor foram: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Ele fez a união entre a estratégia e a teoria empresarial. Trazendo princípios básicos como: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, disciplina, predominância dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, estabilidade dos empregados, iniciativa e espírito de equipe. Tendo uma visão de gestor para empregado.
Elton Mayo
Foi um dos fundadores da escola de Relações Humanas, e um dos críticos das concepções de Taylor e de Fayol da teoria clássica. Sua principal contribuição foram suas descobertas, juntamente com Fritz Hoethlisberger e Willian Dickson , nos estudos Hawtorne, sobre a importância do fator humano, especialmente nas relações entre patrões e empregados.
Com estes estudos Mayo buscou conhecer as atividades e sentimentos dos empregados, fez testes na linha de produção, buscando variáveis que contribuíssem positivamente ou negativamente, no desempenho das funções. Mayo ainda fez estudos sobre luminosidades, da qualidade do ambiente, do trabalho em grupo, e afirmou que tais aspectos eram favoráveis aos empresários.
Segue abaixo iniciativas que foram implantadas para a melhoria da gestão de pessoas no ambiente de trabalho:
*A integração social e comportamento social dos empregados;
*As necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais;
*O estudo de grupos informais e da chamada organização formal;
*O despertar para
...