CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NO EJA COM GÊNEROS TEXTUAIS
Por: Marcialuciana • 15/5/2017 • Monografia • 9.683 Palavras (39 Páginas) • 525 Visualizações
FCE- FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
NÚCLEO DE PÓS - GRADUAÇÃO
especialização em Eja – educação de jovens e adultos[pic 1][pic 2]
márcia luciana da rocha dei tós
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NO EJA COM GÊNEROS TEXTUAIS
Londrina
2015
márcia luciana da rocha dei tós
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NO EJA COM GÊNEROS TEXTUAIS
Monografia apresentada á Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Orientadora: Prof.Fatima Ramalho Lefone.
Londrina
2015
Faculdade campos elíseos
MÁRCIA LUCIANA DA ROCHA DEI TÓS
Construindo o conhecimento no EJA com Gêneros Textuais
Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em EJA – Educação de Jovens e Adultos, sob supervisão da orientadora: Prof.Fatima Ramalho Lefone.
Aprovado pelos membros da banca examinadora em
___/___/___.com menção ____ (________________).
Banca Examinadora
_________________________________
_________________________________
Londrina
2015
AGRADECIMENTOS
Sou grata a Deus por ser meu pai e como pai proveu todas as coisas de que precisei para a realização deste trabalho. Ao meu amado esposo Palmiro Dei Tós Júnior pelo amor e incentivo durante todo o tempo. Aos meus filhos João Marcos e João Pedro que fazem parte da minha vida. Sem vocês tudo seria muito difícil, mas com vocês encaro sempre o que vier.
Não te deixes vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. Provérbios 11:17. |
resumo
Neste trabalho abordaremos a importância do aluno do EJA ter acesso ao conhecimento dos gêneros textuais, refletindo e analisando-os a partir de seus próprios conhecimentos, sendo estimulados pelos profissionais professores ao desenvolvimento de suas competências de leitura, compreensão e produção de textos. Faz um breve roteiro da educação de jovens e adultos no Brasil e traz a proposta de uma atividade como elemento norteador para o desenvolvimento de novas atividades com o uso dos gêneros textuais para a construção do conhecimento. A pesquisa esclarece a diferença entre tipos e gêneros textuais e abre para reflexão as questões do ensino de língua portuguesa de forma contextualizada para os alunos desse segmento.
Palavras-chave: Gêneros Textuais. EJA. Produção Textual. Crítica.
ABSTRACT
In this paper we discuss the importance of adult education student to have access to knowledge of genres, reflecting and analyzing them from their own knowledge, being stimulated by professional teachers to develop their reading skills, comprehension and production of texts. Makes a brief roadmap of adult education in Brazil and brings the proposal of an activity as a guiding element for the development of new activities with the use of genres for the construction of knowledge. The research sheds light on the difference between types and genres and open to reflection questions of Portuguese language teaching in context for the students of this segment.
Keywords: Text Genre. EJA. Text production. Criticism.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 9
1.1 Objetivos 10
1.2 Justificativa 11
1.3 Problema 12
2 UMA BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL ....................................................................................................................................15
3 CONCEITO DE GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS TEXTUAIS 17
3.1 Tipos Textuais como instrumentos para o ensino aprendizagem na eja 20
3.1.1 Detalhes sobre os Gêneros Textuais 21
4 cONHECIMENTO DO QUE É TEXTO 23
4.1 A Construção do Sentido do Texto por Meio dos Gêneros 24
5 aPLICAÇÃO PEDAGÓGICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS 27
5.1 metodologias 29
5.1.1 Descrição de uma proposta de atividade com gênero textual escrito - bilhete 31
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
REFERÊNCIAS 37
1 INTRODUÇÃO
Durante toda a vida, o ser humano é exposto a uma série de situações comunicacionais que exigem diferentes comportamentos linguísticos. Nesse contexto, surgem os gêneros textuais como suporte para a constante necessidade das pessoas em interagir e comunicar-se, fazendo parte do discurso diário dos indivíduos. Diferem dos tipos textuais – os quais possuem estrutura bem definida e número limitado de possibilidades – pois são diversos e com funções sociais específicas, podendo sofrer alterações com o tempo; desde que preservados os seus principais elementos linguísticos.
...