Caracol E A Baleia
Exames: Caracol E A Baleia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Diego87 • 30/9/2014 • 664 Palavras (3 Páginas) • 1.049 Visualizações
O Caracol e a Baleia
O Caracol e a Baleia é um livro voltado para o publico infantil de 3 a 7anos, escrito pela autora Britânica Julia Donaldson e lançado em 2005, a tradução realizada para o português é realizada pela tradutora Lilian Jenkino, O livro aborda a história sobre uma baleia que adora passear e de um caracol curioso que tem por objetivo conhecer o mundo. O pequeno caracol não se intimida com o tamanho da baleia que nadava ao sol, e de maneira ousada pula em sua calda, esperando grandes aventuras que vão do círculo polar às praias de areias escaldantes, a dupla nada passa por mares nunca dantes navegados até então. Na crista da onda ou nas cavernas profundas, o caracol se agarra no rabo da baleia sem acreditar no colorido que vê. Eis que um dia de maré baixa, e acontece um triste fato a baleia que nadava ao sol encalha na areia. Tornando-se difícil ajudá-la, pois uma jubarte adulta atinge cerca de quatorze metros de comprimento e pesa mais de 40 toneladas, esse livro aborda a premisse de que não importa o tamanho para a amizade e a solidariedade. Mesmo que o caracol seja pequeno, são as ações dele que tem um grande impacto.
O texto é todo feito com rimas, o que ajuda a prender a atenção das crianças. As ilustrações são ricas, cheia de detalhes. Em um esforço para ajudar à amiga, o caracol rasteja para uma escola próxima, e pede ajuda ao escrever na lousa. As crianças então decidem ajudar buscando os serviços de emergência, e as pessoas locais e a ajuda de bombeiros para manter a baleia molhada até que a maré viesse e a vira-se enfim o caracol consegue mobilizações e é capaz de desencalhar e salvar sua amiga. Enfim Eles voltam para a casa e o caracol volta para as docas, onde os outros caracóis ficam impressionados pelos contos do viajante, enfim a baleia se oferece aos caracóis para levá-los viajar ao redor do mundo.
A criança e o numero
Doutora Kamii é uma escritora natural de Genebra, Suíça, filha de japoneses, residente nos Estados Unidos, bacharel em sociologia.
No livro citado, a autora faz uma abordagem de assuntos ligados à natureza do número e a aplicação desses conhecimentos à prática pedagógica de professores de crianças de 4 a 7 anos.
INTRODUÇÃO - a autora se refere ao Fenômeno da não conservação.
No geral, os educadores concluem que as crianças não conservam e devem ser ensinadas a conservar o numero. "Conservar. “6 números" significam pensar que a quantidade não altera, mesmo quando o arranjo espacial dos objetos foi alterado. A pesquisa e a teoria de Piaget ajudam ao professor e podem fazer uma grande diferença na maneira de ensinar o número elementar. A autora exemplifica com um trabalho (Inhelder, Sinclair e Bovet, 1974) para melhor familiarização com a prova de conservação do número elementar, onde aparecem os elementos: método, igualdade, conservação, contra - argumentação e quotidade (quotity ou quotite). Apresentam uma tabela onde sintetizam a ordem hierárquica do desenvolvimento em níveis.
O livro aborda os processos envolvidos na construção do conceito de número pelas crianças e ajuda o professor a observar como elas pensam a fim de entender a lógica
...