Baleias
Tese: Baleias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandajunqueira • 20/10/2013 • Tese • 664 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
Baleias
Baleia, nome comum de qualquer um dos mamíferos marinhos que constituem a ordem dos Cetáceos.
Diferenciam-se do resto dos mamíferos porque passam toda a vida na água, desde que nascem até morrerem. Ou seja vive no mar mas não é peixe.
O termo "cetáceo" é usado para denominartodas as espécies de baleias, delfins e toninhas que existem.
Em geral, as espécies que têm mais de 4 metros de comprimento são chamadas baleias, enquanto as espécies menores formam o grupo dos delfins e das toninhas.
A maioria das baleias pequenas, dos delfins e das toninhas pertence à subordem das baleias com dentes.
Na atualidade, existem cerca de 40 espécies de baleias e metade delas é considerada rara.
As baleias assim como todos os mamíferos, possuem sangue quente e respiram pelos pulmões.
São incrivelmente adaptadas a vida aquática e quando submersas se comunicam através de estalos e assobios.
Alguns estudos sobre as baleias já revelaram como seu comportamento social é desenvolvido.
Algumas espécies formam grupos de forte organização social em que se alimentam juntos e protegem os jovens e os doentes.
A baleia pode viver 30 anos em média, porém já foi registrada uma baleia que chegou até os 50 anos. Pode chegar a 20 km/h.
Anatomia
As nadadeiras de uma baleia são membros locomotores atrofiados, remanescentes do período em que seus antepassados eram quadrúpedes.
Apesar de sua aparência externa, tem uma estrutura óssea interna bem semelhante à dos membros anteriores dos mamíferos terrestres.
As narinas de uma baleia localizam-se bem no alto de sua cabeça. Subindo à superfície após a submersão prolongada, expele através dela o ar quente e úmido dos pulmões, o qual se condensa em contato com a atmosfera, formando uma coluna de gotículas de água, que às vezes se ergue à altura de mais de seis metros.
Na foto ao lado o vapor formado pela respiração da baleia.
A audição é o sentido mais importante das baleias.
Sabe-se que produzem pelo menos dois tipos de sons: os que intervêm em seu sistema de ecolocalização e as vocalizações.
Os sons de ecolocalização funcionam como uma espécie de sonar biológico, enquanto as vocalizações são as conhecidas canções das baleias, que parecem ser um meio de comunicação entre os membros da mesma espécie.
As baleias não possuem orelhas, pois isto atrapalharia seu formato hidrodinâmico, mas elas possuem ouvidos. A abertura do ouvido externo é um minúsculo orifício, muito difícil de ser observado e que fica cerca de 30 cm atrás dos olhos.
A cauda é grande, e constitui o principal órgão propulsor
...