Carta Enciclica
Seminário: Carta Enciclica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaidplug • 13/1/2015 • Seminário • 422 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Carta Encíclica – Ut Unum Sint
Do Santo Padre João Paulo II
Sobre o Empenho Ecumênico – Prof: Bruno
Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja vem incansavelmente insistindo, sobre a importância de compreendermos e de praticarmos a unidade tão desejada por Jesus.
A Igreja está sempre aberta a dinâmica missionária e ecumênica, porque é enviada ao mundo para reunir todos e tudo na unidade.
Surgiu entre os nossos irmãos separados por motivação da graça do Espírito Santo, um movimento cada vez mais intenso em ordem à restauração da unidade de todos os cristãos.
Este movimento de unidade é chamado de ecumênico. Como um imperativo da consciência cristã, iluminada pela fé e guiada pela caridade.
O Papa João Paulo II na sua Carta Encíclica Ut Unum Sint, sobre o empenho ecumênico nos diz: “Essa unidade que o Senhor deu à sua Igreja e na qual ele quer abraçar a todos, não é um elemento acessório, mas situa-se no centro mesmo de sua obra.
Nem se reduz a um atributo secundário da comunidade dos seus dscipulos. Pelo contrario, pertence a própria essência da comunidade. Deus quer a Igreja porque ele quer a unidade, e na unidade exprime-se toda profundidade de seu Ágape”§9.
Quanto a renovação e conversão o Concilio Vaticano II apela tanto a conversão pessoal, como a conversão comunitária. O anseio de cada comunidade cristã pela unidade cresce ao ritmo de sua renovação cristã, o concilio fala de conversão interior e renovação da mente.
O ecumenismo, o movimento a favor da unidade dos cristãos, não é só uma espécie de apêndice, vem juntar a atividade tradicional da Igreja . Pelo contrario pertence a sua vida e ação, devendo por atravessá-la no seu todo e ser como o fruto de uma árvore que cresce sadia e viçosa até alcançar o seu pleno desenvolvimento.
Resumindo o ecumenismo é parte integrante da ação evangelizadora. De acordo com o Decreto Unitatis redintegratia, todos os batizados são responsáveis pela reconstrução da unidade. “Todos na Igreja devem se interessar pelo trabalho da unidade, tanto leigos como pastores. Esse trabalho atinge cada um em particular, conforme sua capacidade, seja na vida diária, seja nas pesquisas da teologia e da história”§5.
A paz acontecerá “em todo universo habitado” quando o ecumenismo por parte integrante de toda humanidade sem exclusão de raça, etnia, sexo e religião. Não haverá paz sem ecumenismo.
Um dos pontos básicos do ecumenismo é a oração.
...