Cartas
Seminário: Cartas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucadaraujo • 9/6/2014 • Seminário • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 250 Visualizações
Letras
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Letras (curso). (desde dezembro de 2012)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
.
Disambig grey.svg Nota: Se procura por outras acepções, veja Letra (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Placa de colação de grau, em Letras Português, na UESPI.
Letras é uma designação genérica que abrange as áreas científicas da Linguística (incluindo o ensino de línguas), dos Estudos literários, dos Estudos culturais, da História e da Filosofia. Estas áreas são normalmente investigadas e ensinadas nas faculdades de Letras e nos cursos superiores de Letras.
Em Portugal, as faculdades de Letras incluem ainda a Geografia e incluíram, até finais dos anos 80, a Psicologia e as Ciências da Educação.
O primeiro curso de Letras no Brasil foi oferecido em 1933, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, que em 1946 se tornaria a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O curso de Letras forma profissionais com domínio do uso das línguas que são objeto de seus estudos, por exemplo: língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, língua francesa, língua alemã em relação a sua estrutura, funcionamento, literatura e manifestações culturais. O licenciado em Letras, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais, deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, no qual a pesquisa e a extensão, além do ensino, devem estar articulados.
O curso de Letras é oferecido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. O licenciado em Letras estuda disciplinas de áreas pedagógicas e realiza estágio de docência. A finalidade do curso de licenciatura em Letras é formar pessoal habilitado a lecionar língua e literatura em todos os níveis de ensino. O bacharel em Letras, por sua vez, não recebe essa formação pedagógica e tem em sua grade curricular disciplinas do núcleo duro (linguística e literatura) com mais profundidade. A intenção do bacharelado em Letras é formar pessoal habilitado para trabalhar com tradução, redação de textos, revisão de textos, edição de textos, crítica literária e secretariado executivo.
O curso de licenciatura em Letras oferece possibilidade de graduação em diversas línguas como português, inglês ou espanhol. Em universidades maiores, há inclusive habilitações em línguas orientais como japonês e mandarim, e línguas clássicas como grego, aramaico e latim. O curso dispõe de disciplinas que giram ao redor das áreas de linguística e literatura.
Características dos principais cursos de Letras do Brasil
Unesp Araraquara
Seu objetivo é formar docentes e pesquisadores nas diversas áreas: Lingüística, Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura Portuguesa e Brasileira, Filologia Românica, Línguas e Literaturas Estrangeiras: Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Grego e Latim. O curso de Letras proporciona, além do encaminhamento para pesquisa, habilitação para o magistério do ensino fundamental e médio. Possibilita também outras opções, oferecendo embasamento necessário para tradutores, secretários bilingües e até para atividades artísticas como teatro, além de desenvolver aptidões literárias.1
Unicamp
O curso de Letras oferecido pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp mantém peculiaridades que o distinguem dos demais cursos de Letras do país. Ele é composto por disciplinas ministradas por docentes que atuam na área de Lingüística, Lingüística Aplicada e Teoria Literária. A divisão das disciplinas obrigatórias entre os três departamentos que compõem o IEL permite que, durante o curso, o aluno entre em contato com diferentes perspectivas de seu objeto de ensino e pesquisa: a linguagem. A teorização sobre a linguagem, indissociada da prática, visa formar profissionais comprometidos com a constante reavaliação de seu trabalho profissional. Um componente forte do curso é a investigação científica. O objetivo de incentivar a pesquisa na Graduação é o de proporcionar que o aluno esteja preparado para, mesmo depois de formado, exercer sua profissão analiticamente. As línguas estrangeiras fazem parte do currículo, pois considera-se que seu aprendizado permite que o licenciando faça reflexões sobre a sua própria língua materna e sobre processos de ensinar/aprender. No ato da matrícula, o aluno deve escolher uma língua estrangeira entre inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano, que deverá cursar como disciplina obrigatória por, no mínimo, quatro semestres. Além da obrigatória, o aluno ainda poderá cursar outras línguas estrangeiras como disciplinas eletivas. 2
PUC Rio de Janeiro
O Departamento de Letras da PUC-Rio caracteriza-se pela diversidade de opções apresentadas aos alunos de graduação. Esta diversidade, tanto em termos de disciplinas oferecidas, quanto em termos de alternativas profissionais, garante a aquisição de conhecimentos variados e diferentes possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A maioria das disciplinas é comum às várias habilitações, o que permite uma maior integração entre os alunos e a possibilidade de concluir mais de uma habilitação sem aumento significativo de tempo despendido
...