Coesão E Coerencia
Monografias: Coesão E Coerencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enf.alessandra • 9/3/2015 • 486 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E INGLESA
Atividade no Portfólio (Coesão e Coerência)
FEIRA DE SANTANA
2015
Atividade no Portfólio (Coerência e Coesão)
Atividade avaliativa da disciplina Análise e Produção de Texto apresentado à Faculdade Claretiano, solicitada pela professora Renata Silva, como pré-requisito para a obtenção do grau de licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
FEIRA DE SANTANA-BA
2015
Ciclo 1 (4ª semana) – Coesão e Coerência
Atividade no Portfólio
1-Coesão- são mecanismos que permitem uma sequência harmônica e lógica entre as partes de um texto, palavras ou frases.
2-Coerência: É relação lógica das ideias, fazendo com que umas complementem as outras para que o texto tenha sentido completo.
3. a) Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Coesão Referencial por Substituição:
As palavras destacadas em negrito: esta e ela retomam a palavra mulher da linha 4.
Coesão Referencial por Reiteração:
Os ítens lexicais casal e marido são repetido ao longo do parágrafo.
3. b) sim, porque há uma relação lógica entre as ideias do texto; o segundo parágrafo complementa o sentido do primeiro. Exemplo:
Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse -- “ai meu Deus, que história mais engraçada!”. E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo,
...