Conceitos De Textos Em Prosa
Artigos Científicos: Conceitos De Textos Em Prosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: john_nonato • 8/12/2014 • 447 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
Artigo
Artigo é um texto dissertativo e de cunho não ficcional. É um relato sobre fatos, pessoas ou circunstâncias existentes na realidade concreta e sobre os quais se pretenda descrever aspectos tidos por relevantes ou, ainda, fundamentar alguma opinião.
Representa uma articulação que toma realidades próximas ou remotas, no tempo e ou no espaço, como base que dá ensejo e teor ao texto. O articulista não precisa necessariamente ter contato direto com os fatos e circunstâncias sobre os quais se proponha a falar, podendo valer-se – e quase sempre o faz – de informações e notícias que lhe cheguem ao conhecimento por relatos de outrem e ainda com base em pesquisas direcionadas especificamente para tal fim.
Crônica
Crônica é um texto narrativo e pode ser, em maior ou menor grau, de cunho ficcional. Versa sobre experiências, vivências ou pontos de vista pessoais do cronista. Pode tratar de relatos sobre fatos ocorridos em tempos distantes ou em momentos atuais e – por que não? – até divagações sobre o que esteja por acontecer. De qualquer forma, basicamente, são impressões essencialmente pessoais de quem escreve.
Ensaio
Ensaio é um texto dissertativo e essencialmente não ficcional. Não é um artigo, porque, por mais que parta de informações mais ou menos remotas com relação ao ensaista, busca fundamentar uma visão pessoal que ele tenha sobre algum tema. É uma divagação sobre algum tema não necessariamente pessoal, porém, imprimindo premissas, inferências e conclusões opinativas de quem o escreve. Tende a lidar com assuntos e interesses que remetam a um enfoque universalista – ou que assim se pretenda sejam encarados. É alguém expondo sua opinião pessoal sobre uma verdade que, a seu modo de ver, precisa ser apresentada a todos.
Conto
Conto é um texto narrativo e essencialmente ficcional. É uma trama que gira em torno de algum acontecimento ou circunstância, no mais das vezes não real, envolvendo um ou mais personagens.
Gosto de dizer que um conto é uma historinha. Fica tão mais fácil de entender. As piadas são bons exemplos de contos que se transmitem por tradição oral. Ou seja, todo mundo já ouviu ou já contou um conto.
O que diferencia um conto de uma novela ou um romance é a limitação em algum ou alguns de seus elementos. Ele pode ser curto ou longo, porém tende a não ser demasiadamente longo em função da própria limitação de seus demais aspectos. Ele costuma girar em torno de uma única trama, enquanto que os outros gêneros criam tramas paralelas que transcorrem em conjunto com a trama principal. Tende a ter poucos personagens – às vezes, um só – enquanto que os outros gêneros costumam ter um “elenco” bem maior, até para que as diversas tramas tenham lá seu próprio desenvolvimento.
...