Concepção de leitura
Tese: Concepção de leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaduarteol • 15/10/2013 • Tese • 5.318 Palavras (22 Páginas) • 265 Visualizações
ANHAGUERA
EDUCACIONAL
UNIDERP-POLO HORTOLÂNDIA
PEDAGOGIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
Nome: Adilene Soares Araújo Andrade RA - 349960
Nome: Vandelma Aparecida Gianotto RA - 379764
Nome: Patricia Silva Oliveira RA - 366827
Nome: Marcio RA -
Nome: Silvia Batista Lina Dalmeida de Jesus RA - 351737
Hortolândia, 14 de Junho 2012
Concepção de leitura
A leitura é um fator importante para qualquer procedimento literário e contextual. É a capacitação da leitura que faz compreender, interpretar e finalmente explorar os limites dos textos a desenvolver com sucesso.
Para a realização de um texto, é fundamental a leitura atenta dos artigos pesquisados, ou, as próprias ideias desenvolvidas adequadamente para a estruturação de um texto. Essa concepção de leitura se refere ao sujeito, a linguagem praticada, a narração do texto e ao entendimento do assunto e seu desenvolvimento, seus sentidos e seus critérios adotados. É bom destacar as questões como:
• O que é ler?
• Para que ler?
• Como ler?
Essas questões serão a base de como ter uma boa leitura e interpretação do texto, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos culturais e sociais, dentro da literatura em estudo.
A proposta da leitura é mais do que criar um hábito de ler, é criar o desejo da leitura por prazer, ampliar a concepção do mundo e desenvolver o senso critico através da leitura e da imaginação.
O ato de ler deveria ser uma prática adotada por todas as famílias, mas não tendo tempo usamos outros meios de comunicação. Sabemos que a leitura não faz parte do cotidiano, isso se dá devido à falta de interesse dos pais a incentivar, orientar ou até mesmo os pais não leram e não gostam de ler, então seus filhos também não.
O conhecimento de cada um ou, o entendimento interfere no modo em que lemos, ou recebemos informações sobre determinado assunto.
Estratégias de leitura
Uma boa leitura se dá de alguns critérios necessários para a interpretação do texto. É necessário a identificação de cada sentido contido no texto, juntamente seguindo o raciocínio do autor e o que ele quer apresentar no decorrer da leitura.
Reconhecer o sujeito e seus predicados, o assunto que está em questão, qual o tipo de texto que está sendo desenvolvido, o gênero textual, os elementos linguísticos, os esquemas cognitivos, a bagagem cultural do texto, e as circunstâncias em que o texto foi produzido, todos esses critérios fazem o leitor entender o que se está lendo, de maneira correta e culta, e com isso dá possibilidades e a capacidade não só de entendimento, mas também de produção de texto com todos os critérios necessários.
É um modo de fazer com que lemos algum texto, que seja, agradável, engraçado, envolvente, romântico, ou seja, que você gosto de ler e se identifique.
Leitura e a produção de sentidos
Da antiguidade aos dias modernos, os seres humanos organizam-se em grupos e comunidades sociais. Conforme tais sociedades crescem, cria-se e amplia-se o conceito de limites sociais, culturais, físicos e emocionais.
Na leitura, acontece o mesmo, o texto pode ter sentidos diferentes, opções variadas, conceitos diversos, tudo dentro de um limite onde inclui o fato pessoal de cada autor ou leitor, as vezes no mesmo texto ou em outro texto, se tem uma visão diferenciada de cada situação, dando abrangência à diversidade de ideias e a pluralidade de comunicação, ficando claro o papel dos limites humanos e seus sentidos para interpretação de um texto, seja ele positivo ou negativo, o importante para o leitor é a busca do conhecimento e aprimoramento da leitura e sabedoria humana, e nas mudanças sociais.
Texto
Estamos sempre, nos deparando com fatos que provocam as mais diversas sensações em nossas vidas. Desde as mais singelas, quanto as mais complexas, daí a concepção da leitura.
É preciso salientar que: a leitura nos leva a lugares impossíveis de estarmos, mas com, pensamentos vamos sem medo. Viajamos junto com o escritor, passamos momentos inesquecíveis.
Ao ler ficamos diante a interpretação do autor, ficamos a favor ou contra uma situação, pois as ideias e pluralidade cultural de cada um, fica em destaque neste momento.
Definição de gênero
O homem sempre sentiu necessidade de interagir socialmente, fazendo uso da linguagem. Usando uma infinidade de gêneros, para com seus semelhantes.
O homem é um ser social, sendo assim foi criado várias formas e práticas comunicativas, segundo estudiosos.
Gêneros textuais é fruto de uma sociedade com vida social e cultural.
Gêneros textuais a comunicação do dia a dia, torna-se mais ordenado de acordo com a necessidade, escolhemos os gêneros textuais para que ocorra uma boa comunicação entre os interlocutores. Faz parte destas práticas: diálogo face à face, carta (pessoa, comercial, receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piada, resenha, inquérito policial, oficio, requerimento, Ata, relatório, etc.
Também vem surgindo com o uso da tecnologia novo gênero e novas formas da comunicação oral ou escrita como bate papo online (MSN), blog, twitter, facebook, Orkut, com isto entendemos que realmente os gêneros textuais fazem parte da vida cultural do homem.
Para
...