DOM CASMURRO - MACHADO DE ASSIS
Por: Dayane Oliveira • 24/6/2019 • Resenha • 452 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
TEMAS RETRATADOS: Amor- O livro conta toda a história de amor de Bento e Capitu as dificuldades que passaram para ficarem juntos e os problemas após o casamento.
Relações familiares- A história conta toda a vida de Bento descrevendo seus relacionamentos familiares desde a infância com sua mãe, tio, e outros familiares a fase adulta descrevendo seus relacionamentos com esposa e filho.
Infidelidade- um dos pontos principais do livro é a desconfiança de traição que Bento tinha de Capitu,e a dúvida sobre a paternidade do filho.
Religiosidade- em diversas partes do livro é mostrada a religiosidade dos personagens, como por exemplo a promessa de dona glória que seu filho viraria padre.
Solidão- no auge de sua velhice no momento em que Bento conta sua história, ele se encontra solitário, sem amigos ou pessoas próximas.
Enredo: Bentinho no momento de sua velhice narra a história de sua vida, desde a infância até os dias atuais. A história começa pelo seu interesse por sua vizinha Capitu , amigos desde bem novos os jovem se apaixonam e tem grande dificuldades de viver esse amor, apesar das dificuldades após um tempo eles conseguem se casar e serem bem felizes até certo ponto. Surge então uma desconfiança de Bentinho, o ciúmes o toma por conta e ele acredita que Capitu o traiu e que seu filho na verdade é fruto dessa traição a desconfiança gera vários conflitos o afastamento da família e então a separação da mulher. Bento então se torna uma pessoa calada fechada em seu mundo e dificil de lidar, em sua solidão e aparente tristeza ele conta a história.
Personagens: Bentinho- De boa condição financeira (aparentemente rico), mimado pela mãe na infância e tímido, Quando mais velho parecia com o pai, advogado, ciumento, com a vida se tornou meio depressivo solitário e de difícil convivência.
Capitu- vizinha de Bento e futuramente sua esposa, ela era alta bonita, tinha a boca fina os olhos claros, cabelos grossos que quando jovem gostava de trança-los, era bem inteligente atrevida e alegre.
Tempo histórico : - segundo o livro a história acontece na metade do século dezenove, começa em 1857 e se constrói até 1875.
Tempo cronológico: - a história se passa em anos, pois começa pela infância de Bento quando tinha quatorze anos conta toda sua história até sua velhice.
Cenário/ Espaço geográfico: - A história contada se passa no Rio de Janeiro, na rua de matacavalos onde o personagem Bentinho vive sua infância, e no engenho onde já velho conta sua história para nós.
Meio social : se entende pela história que a família de Bentinho era rica, eram também muito religiosos, Bento mais tarde se torna um importante advogado, sua esposa Capitu tinha condições financeiras bastante inferiores as dele e de sua família.
...