Didatica
Seminário: Didatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anniemichely • 2/4/2014 • Seminário • 1.530 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
Resumo
A disciplina de Didatica deve desenvolver s capacidade critica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino.
O processo ensino-aprendizagem é necessário que se conheça as categorias que integram este processo como elementos fundamentais para um melhor aproveitamento da aprendizagem.
O perfil da turma para qual será preparada a aula é o 2° Ano vespertino dos Anos Iniciais na rede Municipal de ensino. Sendo que a sala é bem numerosa, já que há 27 alunos, e com média de idade entre sete e oito anos. São alunos calmos com um déficit de atenção baixo, mas a grande maioria alfabetizada, com boa fluência, boa interpretação de texto. Vale ressaltar que tem muita informação visual na sala de aula, porém, nem todos os recursos visuais são utilizados pela professora regente. Há escola possui uma sala de tecnologia, com acesso a internet, onde a professora leva os alunos uma vez por semana para diferentes pesquisas em sites de educação e jogos educativos, dando continuidade nas atividades de sala. Os alunos têm a possibilidade de trabalharem em grupos nas aulas de matemática, já que em conjunto eles têm menos dificuldade porque além da professora auxiliar as atividades é feito uma seleção entre eles, para que, quem está adiantado ajude quem está com certa dificuldade, é um trabalho de interação total entre professor/aluno.
Embora entre as possibilidades existentes de trabalho, a turma escolhida é o 2° Ano vespertino, todavia, sendo uma turma calma e participativa os conteúdos serão aplicados seguindo os previstos para este ano. O tema escolhido contempla a disciplina de Ciências, e tem como tema gerador As Plantas. O público alvo tem poucas aulas de ciências, e a abordagem do tema mencionado auxiliará de forma abrangente o meio ambiente e suas particularidades.
Por outro lado, a didática teórica é aquela desenvolvida nos programas das disciplinas, porém, a didática prática é vivenciada pelos professores nas salas de aula a partir da prática no desenvolvimento das atividades propostas. A didática que o professor usa para repassar seus conhecimentos é importante para a assimilação do conhecimento e para o desenvolvimento mental do aluno. A didática precisa acompanhar os conteúdos e tarefas planejadas seguindo a metodologia de ensino.
Nesse sentido o tema gerador As Plantas e suas particularidades por se tratar do meio ambiente e suas características, abrange socialmente a vida dos indivíduos. Foram pesquisados alguns livros, sendo feito um estudo minucioso do conteúdo proposto para a turma em questão. Devido ás poucas aulas de ciências que a turma tem por semana, e seguindo o cronograma da sala, foi então escolhido o tema As Plantas, para este foi utilizado o livro “Viver e Aprender” de Elisabete Chaddad Trigo do 2° Ano das séries iniciais.
Dentro da atividade proposta, a técnica de ensino e aprendizagem coletiva, ou seja, ensino socializado, tendo todos os alunos à participação explicita. Vale ressaltar que os conteúdos determinados serão aplicados pelo professor tendo o aluno como agente participativo, porém, o organizador dos recursos de ensino é o professor quem faz. O objetivo principal do tema escolhido é que os alunos possam compreender as particularidades e diversidade das plantas dentro das atividades propostas. Para tanto cabe ao professor criar e organizar o espaço para um melhor entendimento da atividade pedagógica. Os recursos utilizados para está atividade serão quadro negro, giz, caderno, borracha, livro Viver e Aprender, lápis, caneta e explicação com debate sobre o tema gerador da atividade.
Nesse sentido, a avaliação consiste em que a criança é uma folha em branco e como tal devemos moldá-la. Para isto, cria-se a expectativa de construtor do seu conhecimento. Quando a criança produz conhecimento de mundo com conteúdos programáticos estabelecidos em sala de aula, cabe ao educador avaliá-la de maneira integral, mas para isto, este mesmo educador não poderia avaliá-la de maneira única, com um propósito avaliativo, como por exemplo, a prova bimestral. Está prova, ou nota bimestral é para assimilar um desenvolvimento em uma atividade, todavia, o processo avaliativo deve primar pelo desenvolvimento integral do aluno. A agir pedagógico do educador na sala de aula é o que cria a melhor intervenção, e com isso se transformará em melhores resultados. Não devemos ficar presos em notas e sim em um desenvolvimento integral do aluno.
Plano de Aula
Disciplina: Ciências.
Público alvo: 2°Ano.
Perfil da turma: É uma turma participativa nas atividades realizadas.
Tempo de duração: 4h/a.
Tema: As Plantas.
Justificativa: Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre as plantas, características e o ambiente onde vivem as plantas.
...