EDUCAÇAO E DIVERSIDADE
Artigos Científicos: EDUCAÇAO E DIVERSIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: watanabe • 17/5/2014 • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 253 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 7109
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Polo Unieducação 7109
2014
INTRODUÇÃO
Atualmente é impossível pensar em educação, em vivências pedagógicas que não estejam atreladas as questões culturais da sociedade. Entretanto os estudos apontam para uma educação padronizada, homogeneizada e monocultural presentes na chamada “cultura escolar”, indicando o momento atual de crise nas escolas por não se fazer observar a influência que as diferentes culturas promovem nos educandos.
É necessário que ocorram mudanças, no sentido de reconstruir praticas educativas que priorizem a questão da diferença e do multiculturalismo (MOREIRA; CANDAU, 2011). A escola é o lugar ideal para discutir as diferentes culturas e suas contribuições na formação da consciência de inclusão pluralista étnico-cultural.
Contrariando a realidade da sociedade brasileira os educadores responsáveis pela formação de milhares de jovens, não receberam uma formação adequada para lidar com as questões da diversidade e com os preconceitos na sala de aula e no espaço escolar. Resultados que consequentemente estarão presentes na vida adulta dos alunos em uma prática de relacionamentos excludentes e discriminatórios.
O desafio profissional se propõe em conhecer e compreender as leis que amparam as diversidades culturais e suas implicações práticas do multiculturalismo, valorizando e acolhendo diferentes culturas, valores e crenças, na construção do Projeto Pedagógico Escolar.
GOIANIA - GOIÁS
2014
DOCUMENTO PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Segundo a LDB (incluído pela Lei nº 12.796, de 2013) a consideração com a diversidade étnico-racial e o pluralismo de ideias deve ser adicionado à prática pedagógica das instituições educacionais, com base em pesquisas e divulgações das diferentes culturas e etnias, da história da formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No volume 08.2 (Temas Transversais) o PCN trata em alguns parágrafos sobre o respeito às diversidades e ao multiculturalismo, o PCN traz um acréscimo á pratica pedagógica estabelecendo critérios relacionados à ética e cidadania, propondo desenvolver um trabalho educativo que possibilite uma participação social dos alunos, no exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
De acordo com a Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, o estudo da História da África e dos Africanos e a contribuição da cultura negra na formação do povo brasileiro tornam-se obrigatórios no currículo escolar. Essa lei passou a valer para todos os níveis da educação básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, estabelecendo princípios e fundamentos para ação pedagógica, este documento traz direções voltadas ao reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, trabalhando a educação de cidadãos atuantes e conscientes na sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume 1
O referencial para educação infantil deixa claro que a criança em sua formação educacional, tem o direito ao acesso a variados elementos culturais, que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. A partir de aprendizagens realizadas em situações de interação, sua capacidade de expressão a comunicação, participação social e ao pensamento ético se expande possibilitando a formação de um cidadão consciente e sem discriminações.
Título: Comemoração dia dos Pais da Escola Sistema de Ensino Dom Bosco
Disponível em: http://www.dombosco.com.br/dombosco/frontend/ei/dicas-de-aulas-e-projetos/pais-2013/visualizar/2596
Acesso em: 29/03/2014
No site da Instituição Escolar Dom Bosco, foi sugerido um Projeto Pedagógico para ser aplicado na data comemorativa do dia dos pais. Pautada em Justificativas e Metodologias a comemoração se resume em desenvolver atividades que proporcionam às crianças reflexões sobre os aspectos relacionados a função e influência que o pai exerce no contexto familiar, contando, quando possível, com a participação e a presença física dos pais na escola.
As atividades em datas comemorativas estão inseridas no planejamento curricular da grande maioria das instituições brasileiras, levando em consideração que não se pode ignorar os diferentes tipos de família no planejamento do calendário escolar. Os encontros para a socialização da aprendizagem da turma de acordo com o Dia dos Pais ou Dia das Mães exclui as crianças com outros perfis familiares. Deve-se sempre levar em conta que a família considerada tradicional, formada por pai, mãe e filhos, dificilmente é a realidade na casa de todos os alunos. Se o professor fizer um levantamento sobre como é a vida de cada aluno, certamente perceberá que pode excluir ou constranger alguém ao propor uma grande homenagem - o que talvez seja motivo para repensá-la.
É preciso trazer à consciência da sociedade, dos educadores e dos educandos que todos os integrantes da família são importantes sempre, e repensar um evento em que a família toda participe, seja ela qual modelo for.
ASPECTOS
...