Entrevista Em Escolas
Pesquisas Acadêmicas: Entrevista Em Escolas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HENRIQUEEKELI1 • 8/11/2013 • 471 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
Entrevista
Entrevistada: Professora Dulcinéia Fernandes de Morais
Perguntas:
1-Trabalho na Creche Menino Jesus a três anos e sou formada em Pedagogia e pós graduada em Gestão e orientação educacional.
2- Considero mais importante na modalidade de Educação Infantil o trabalho com a rotina, o cuidar e o educar através dos jogos e brincadeiras, pois sabe-se que o brincar facilita o aprendizado e proporciona o acesso a infância sem tirar-lhes o direito de ser criança.
3-A única mudança que deveria ser feita é a questão da adequadação do espaço á faixa etária de cada criança e a adequadação da quantidade de aluno por professor seguindo a LDB.
Identificação da Instituição P.P.P.
Nossa creche teve inicio como uma entidade de classe mantida por uma associação de trabalhadores que a financiaram. No ano de 1996 foi municipalizada através do projeto de Lei 7.044182 artigo 1° e pela Lei 9394/96, foi reconhecida como Creche Municipal Menino e Jesus. Localizada anteriormente na Rua Paraná, S/N°, quadra E, Bairro Centro, atualmente se encontra a Rua São Francisco n° 1147 Bairro Mimoso II, na Cidade de Luis Eduardo Magalhães no Estado da Bahia.
A instituição não possui prédio próprio, atua num prédio alugado, adaptado as nossas necessidades, compondo um total de oito salas para alunos, uma sala para a secretaria e recepção, uma sala para dispensa da guarda dos materiais pedagógicos, um banheiro para uso social para uso dos professores e demais funcionários, um banheiro para o uso pessoal do refeitório, um banheiro duplo para as crianças composto de dois sanitários e dois chuveiros e três pias para higiene. Possuímos também uma sala grande para o refeitório que também serve como pátio de recreação, uma cozinha e uma área de serviço.
Compondo uma área total de 272 m². Que nos permite abrigar um número de 270 crianças em período integral e pré-escola nos turnos matutino e vespertino.
Análise teórico-reflexiva sobre o espaço educativo na atualidade, no município.
A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, a quantidade e adequadação dos mesmos são elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico, materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não devem ser vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição.
Constituem-se em poderosos auxiliadores da aprendizagem.
O espaço na instituição de educação infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em beneficio do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto, é preciso que o espaço seja versátil e permeável á sua ação, sujeito ás modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas. No entanto a nossa realidade não aponta nessa direção, pois temos salas superlotadas, um banheiro duplo para 270 crianças, com dois sanitários
...