Entrevista com um funcionário sobre a importância da escola e a constância dos alunos nele
Artigo: Entrevista com um funcionário sobre a importância da escola e a constância dos alunos nele. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/8/2014 • Artigo • 373 Palavras (2 Páginas) • 576 Visualizações
Entrevista a um funcionário sobre a semana pedagógica realizada na escola (segundo semestre) questionando sobre a relevância do conteúdo para o seu trabalho escolar, e como foi a participação dos funcionários nesta semana.
Entrevistei a pedagoga Aldenir de Freitas, da Escola Vila Castelo Branco e ela me relatou que a semana pedagógica foi algo muito discutido entre todos os participantes. A semana ocorreu nos dias 28 e 29 de julho de 2014 e trouxe relevância ao contexto escolar, bem como ideias e propostas. Nesses dias foram realizadas leituras e reflexões acerca do assunto proposto o qual contribuiu para o replanejamento do plano escolar docente e o plano de ação da escola para o próximo semestre.
Aldenir Também me relatou que após todos reunidos, refletiram sobre metas e ações anteriores, como elas foram realizadas e se estas foram cumpridas. Então fizeram grupos e discutiram a melhor proposta que poderia ser realizada de acordo com as condições da escola. Assim ela disse que foi extremamente importante o conteúdo para seu trabalho pois foram abordados os itens sobre o quadro de metas, como as potencialidades e dificuldades tanto dos professores quanto dos alunos. Como demonstrar para toda a comunidade escolar a importância da escola e a permanência dos alunos nela. Desse modo ela pode dialogar com todos envolvidos, para que busquem as metas de melhoria do processo educativo. E ainda demonstrar para os funcionários o quanto é importante a participação de cada um nesse processo.
Portanto ela, enfatiza que para os funcionários foi de grande valia, pois não só os professores que ficam em sala de aula pode dar sugestões, mas também os funcionários. E nesse contato, surgiram várias sugestões, pois cada um agente envolvido no processo educativo, tem uma percepção diferente do ambiente escolar. Assim os funcionários participantes que conhecem o outro lado dos alunos pode contribuir para melhoria e para que alcancemos metas em prol da formação básica do cidadão. Inclusive cumprir os princípios que norteiam a educação, com autonomia e democracia. Assim ela termina seu relato, dizendo que a união de todos os funcionários é relevante para o andamento das propostas da escola, e que no momento de interação cada opinião é única, as quais sempre são bem vindas para conseguir cumprir as metas.
...