Escola Municipal Senador Alfredo Catão
Por: Letícia de Abreu Cesário Leme • 6/3/2023 • Trabalho acadêmico • 2.281 Palavras (10 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 1 – ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Nome do aluno: Letícia de Abreu Cesário Leme.
RA: 2017379
Caxambu
2021
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
- Identificação
Nome: Escola Municipal Senador Alfredo Catão.
Endereço: Rua Álvaro Pena Arja, Centro, 37443-000, Baependi – MG
Telefone: (35) 3343 - 1001
E-mail: secacbae@yahoo.com.br
Código do INEP: 31171034
Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria Municipal de Educação de Baependi MG.
- Análise crítica do ambiente físico
- A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
Sim, é compatível, pois está localizado no Bairro Centro, permitindo assim o fácil acesso para quem mora nas proximidades.
- O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
Em termos. Ao mesmo tempo em que a estrutura da escola oferece rampas de acesso (que abrange o bloco A, onde está localizada a secretaria, a biblioteca, sala da direção e dos professores, banheiros, sala de multimídia) aos portadores de deficiência física, conta com blocos e sala de aula onde o único acesso é por escadas, impedindo a locomoção de uma cadeira de roda, por exemplo.
- A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
Sim em geral o espaço é adequado ao número de alunos. As 9 salas de aula comportam até 30 alunos, sendo que a matrícula máxima de uma turma é de 26; AEE (Atendimento Educacional Especializado) composto por 2 turmas, com 3 alunos cada uma; o pátio é amplo, e possui uma quadra grande e coberta, cozinha, refeitório, despensa. A biblioteca é composta por estantes e algumas mesas para estudos. O laboratório de informática, possui 14 computadores com acesso à internet.
- Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
Não, a escola ainda não conta com estes espaços. Apenas possui área coberta, onde os estudantes permanecem durante o intervalo e em momentos de socialização.
- Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:
- Que atividades são desenvolvidas?
Na biblioteca ocorre a troca constante de livros de literatura. No laboratório de informática, acontece a realização do uso de internet, o que possibilita aos alunos e professores um amplo material de pesquisas e afins. A escola possui Datashow, e uma TV Smart, e caixas de som podendo ser utilizados para assistir filmes, vídeos e documentários, complementando assim o currículo escolar.
- Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
Quem utiliza-os são alunos, juntamente com seus professores responsáveis. A frequência do uso do espaço varia de acordo com o planejamento do docente.
- Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Sim, e este aspecto se deve principalmente pela organização que é feita pela escola: no momento em que desejam usar o espaço, os professores devem, com antecedência, comunicar a secretária, que irá reservar o local desejado conforme data e hora escolhidos. Sendo assim, não ocorram disputas e os recursos conseguem ser utilizados e aproveitados da melhor maneira possível, por todos.
- Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
Assim como citado acima, a questão da organização é a que merece mais elogios, pois funciona muito bem, os ambientes estão sempre muito organizados, zelados, possui ótima climatização, abundancia em árvores, atendem as necessidades.
- Há comentários sobre outros aspectos?
Nada a declarar.
- Características da gestão escolar
- Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
A elaboração do PPP (Plano Político Pedagógico) foi discutida numa reunião de professores, seguidas da aprovação de pais e alunos.
- Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?
Sim, existe um conselho escolar que é composto por professores, pais e alunos, que possui finalidade de aprovar e/ou discutir fatos que podem ser considerados de muita importância, como, por exemplo, a suspensão de alunos, medidas de proteção contra a pandemia. Com reuniões feitas através do Google Meet. Já o CPM (Círculo de Pais e Mestres) atua na resolução estrutural da unidade escolar, responsável pelas promoções (rifas, eventos, festas temáticas online).
- Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar, entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
Sim. A partir da proposta e do regimento, foi criada a filosofia da escola, que serve como base para nortear o funcionamento da instituição.
- Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Há uma boa aceitação por parte da comunidade quanto ao trabalho oferecido pela escola, uma vez que a gestão já permanece por vários anos.
- Organização administrativa e pedagógica
- Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?
A estrutura organizacional da escola é composta por 21 funcionários, dentre eles, professores, secretária, vice-diretor, diretora, coordenadora pedagógica.
- Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
São oferecidos pela escola: séries iniciais (1ª a 5ª série) 60 vagas, e anos finais (6ª a 9ª série) 327 matrículas, educação especial 17 vagas.
...