Estratégias de Leitura
Por: Dayse2019 • 19/9/2023 • Resenha • 741 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
A leitura gera conhecimento, apresenta um leque de objetivos e finalidades amplo e variado para o leitor porque um mesmo texto tem inúmeras interpretações e estas possibilidades ficam claras quando se observa a diversidade de texto existente.
A perspectiva desta obra pressupõe que “para ler, é necessário dominar habilidades de decodificação e aprender as distintas estratégias que levam à compreensão” (Solé, p. 24). É necessário dizer que praticar a leitura levará, desde a criança até o adulto, a um melhor desempenho da habilidade leitora, independente das estratégias utilizadas.
Para se trabalhar em sala de aula, a estratégia de leitura precisa ser clara e garantir um ensino significativo — não dispensar em nenhum momento o conhecimento já adquirido de qualquer leitor — oferecendo ao aluno dispositivos que o torne um leitor autônomo e capaz de construir seu próprio conhecimento. Ao professor, cabe trabalhar três momentos essenciais da leitura: o momento antes da leitura (ativação do conhecimento prévio); o momento durante a leitura (compreensão de diversos textos); e o momento após a leitura (o que se aprendeu). É importante, ainda, incentivar o aluno a ler individualmente fora da escola, seja por prazer ou por necessidade. Assim sendo, ele criará suas próprias estratégias, estabelecendo os seus objetivos de acordo com o que ele quer depois da orientação do professor. De acordo com Sole (p. 117) em se tratando do aluno, o importante é pensar que ele pode aprender a ler melhor mediante as atividades de seu professor e também, no nível adequado, deve poder mostrar-se e considerar-se competente mediante atividades leitora autônoma.
Referente à compreensão, pode-se ressaltar que “compreender não é uma questão de tudo ou nada, mas é relativa aos conhecimentos de que o leitor dispõe sobre o tema do texto e aos objetivos estipulados pelo leitor” (Solé, p. 41). Portanto, a atividade de leitura está dirigida pelos objetivos que se pretende mediante ela.
Para que uma pessoa possa se envolver em uma atividade de leitura, é necessário sentir-se é capaz de ler, de compreender o texto que tem em mãos, tanto de forma autônoma como contando com a ajuda de outros mais experientes que atuam como suporte e recurso. Muitos autores enfocados nesta obra concordam com este ponto de vista, pois sabe-se que o estímulo da leitura inicia-se muito cedo, como diz Solé, p.60 “A criança pode aprender e de fato aprende à medida que for capaz de utilizar diversas estratégias de forma integrada”. Isso quer dizer que a prática da leitura para uma pessoa inicia-se na infância mais precoce e a dificuldade dos textos vai sendo ampliada gradativamente, principalmente relacionando o hábito de ler à sua utilização nas séries escolares.
Esta obra deixa claro que ler e compreender está vinculado à prática da leitura. O professor, atuante do Ensino Fundamental ou Médio, precisa antes de qualquer coisa, planejar a estratégia que desenvolverá em sala de aula. O início de seu trabalho com a leitura deve ser esquematizado, considerando alguns pontos óbvios para que o resultado seja satisfatório, tanto para ele quanto para o aluno. Este último precisa ser motivado e, acima de tudo, ter seus conhecimentos prévios respeitados. O fato do professor querer formar leitores autônomos
...