Estratégias de leitura
Resenha: Estratégias de leitura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: urfiiurfhi • 28/10/2014 • Resenha • 406 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Solé, Isabel, Estratégias de leitura parte 3
20
JUN
2011
Deixe um comentário
por sueohira em indicação de leitura, leitura, Reflexão sobre educação Tags:Resenhas e resumos de texto concurso de gestores ( diretores)
Síntese: Estratégias de leitura solé, Isabel, Porto Alegre, ARTMED, 1998, parte 3
Construindo a compreensão… durante a leitura
Existem muitas competências que precisam ser desenvolvidas com os alunos para que compreendam o texto. Uma delas é a capacidade de elaborar um resumo,que reproduz seu significado global de forma sucinta.
Um dos procedimentos é a leitura compartilhada, onde o leitor vai assumindo progressivamente a responsabilidade e o controle do seu processo.
A leitura independente, quando os alunos lêem sozinhos, tanto como ler por prazer, como para realizar alguma tarefa para qual é preciso ler, devemos utilizar as estratégias que estão aprendendo.
Depois da leitura: continuar compreendendo e aprendendo
O professor demonstra para o aluno a localização, e o que significa a idéia principal do texto. Estabelecendo a idéia principal de um texto, e explicar por que considera que isso é o mais importante. Elaborar um resumo está ligada a estratégias necessárias para estabelecer o tema de um texto, para gerar ou identificar sua idéia principal e seus detalhes secundários. Formular ou responder perguntas nem sempre é a melhor atividade para a compreensão de um texto, muito menos para uma avaliação.
O ensino e a avaliação de leitura
Avaliação – ensino e aprendizagem da leitura: 1. Aprender a ler significa aprender a encontrar sentido e interesse na leitura; 2. Aprender a ser ativo ante a leitura, ter objetivos para ela, se auto-interrogar sobre o conteúdo e sobre a própria compreensão; 3.Aprender a ler compreensivamente é uma condição necessária para poder aprender a partir dos textos escritos; 4. Aprender a ler requer que ensine a ler; 5. Ensinar a ler exige a observação dos alunos e da própria intervenção, como requisito para estabelecer situações didáticas diferenciadas capazes de se adaptar à diversidade inevitável da sala de aula; 6. Ensinar a ler é uma questão de compartilhar, objetivos, tarefas, significados construídos em torno deles; 7. Promover atividades significativas de leitura, para as quais tenha sentido – e os alunos possam vê-lo – o fato de ler, é uma condição necessária para conseguir o que nos propomos; 8. Refletir, planejar e avaliar a própria prática em torno da leitura constituem requisitos para otimizá-la, para modificá-la quando for necessário e no sentido conveniente; 9. Ensinar a leitura no sentido descrito é um assunto que transcende a cada professor individualmente.
...