Estudos Disciplinares
Por: Elaine Legionaria • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 478 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Professor (a):
Ana Lucia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
De uma maneira geral, a Literatura no Brasil ainda não tem a importância que deveria ter de fato. O brasileiro não possui o hábito da leitura e quando se trata de obras literárias, lêem menos ainda.
A função da Literatura na escola é atuar como instrumento de educação e formação do homem. Antonio Cândido diz que “a literatura não corrompe nem edifica, mas humaniza em sentido profundo porque faz viver”. E afirma que:
“A literatura pode formar; mas não segundo a pedagogia oficial. [...], ela age com o impacto indiscriminado da própria vida e educa com ela. Dado que a literatura ensina na medida em que atua com toda a sua gama, é artificial querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta. E a sociedade não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus fins, pois mesmo as obras consideradas indispensáveis para a formação do moço trazem freqüentemente aquilo que as convenções desejariam banir [...]. É um dos meios por que o jovem entra em contato com realidades que se tenciona escamotear-lhe.”
As obras literárias nos permitem ter consciência de quem somos, visto que, ela expressa sentimentos e as diversas formas de relação do homem com o que sente. Além de retratar os problemas que se passavam na sociedade na época em que foram escritas, com isso é possível refletir sobre a nossa realidade a fim de transformá-la para melhor.
Antonio Cândido (1998) diz que todos deveriam ter o direito à leitura de textos literários, tantos os ricos quanto os menos afortunados e é a escola que precisa oportunizar aos seus alunos o contato com a Literatura. As demandas contemporâneas exigem que o indivíduo saiba bem mais do que apenas decodificar sons e letras, mas que sejam capazes de interpretar os significados e o uso das palavras em contextos diversos, além de ler diversos tipos de textos com propriedade e a partir deles construir novas ideias, ou ainda, associar informações com conhecimentos ou experiências anteriores.
A contribuição da leitura de textos literários para o desenvolvimento humano é sem dúvida imprescindível, visto que, além de ser uma leitura prazerosa permite o enriquecimento intelectual e cultural do leitor, além de desenvolver habilidades que possibilitem interpretar e questionar a realidade, propondo soluções e sendo leitores críticos da mesma. O texto literário, desperta um encantamento por parte do leitor, proporcionando diversão, conhecimento de mundo e sensibilidade.
REFERÊNCIAS
CÃNDIDO, Antonio. A Literatura e a Formação do Homem. SP: 1972.
(1998) In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos – edição revista e ampliada. São
Paulo: Duas Cidades, 1995
...