Exercícios de português - A ode triunfal
Por: alanastank • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 14.691 Visualizações
Exercícios sobre o poema "A Ode Triunfal"
1) Que elementos do mundo moderno aparecem nos versos transcritos?
A eletricidade e as lâmpadas elétricas, as fábricas, as máquinas e suas engrenagens e motores, os automóveis, os túneis, os canais e a telegrafia-sem-fio.
2) Qual é a impressão que o eu lírico manifesta, na primeira estrofe, sobre essa nova realidade?
Apesar de confessar que a realidade da vida moderna pode ser dolorosa, na primeira estrofe o eu lírico enaltece a beleza singular existente no caos da rotina dentro das fábricas, tão recentes e desconhecidas pelos antigos.
3) Transcreva os versos em que o eu lírico manifesta o desejo de tornar-se máquina. O que explicaria, nesses versos, o desejo de o eu lírico ter os mesmos atributos das máquinas?
“Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!
Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo! “
“Exprimir-se como um motor se exprime” pode representar o desejo do eu lírico de poder se expressar e ser ouvido como um motor é ouvido, de forma estrondosa e contínua pelos que o cercam, assim como os trabalhadores ouvem aos barulhos da fábrica. “Ser completo como uma máquina” revela a vontade de ter um funcionamento semelhante ao de uma máquina, programada e com uma função específica, diferente das incertezas que envolvem ser humano. “Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo! “ reforça a última ideia, fazendo uma analogia com os sentimentos de derrota e insegurança que nos cercam e com a vontade de termos uma vida gloriosa, como é, teoricamente, a vida de um automóvel último-modelo.
4) “Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno!” Nesse verso, um recurso expressivo sintetiza a imagem da civilização industrial, mundo das máquinas. Qual é ele? Explique sua resposta.
O recurso expressivo que sintetiza a imagem da civilização industrial no poema se dá pelo “r-r-r-r-r-r”, uma onomatopeia que reproduz na escrita o som que no poema é oriundo das máquinas das fábricas.
5) Leia os versos abaixo:
“Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro,
Porque o presente é todo o passado e todo o futuro”
“Eia todo o passado dentro do presente!
Eia todo o futuro já dentro de nós! Eia!”
Embora o poema seja uma manifestação de ideia do Futurismo, nesses versos o eu lírico discorda de um dos princípios expressos no manifesto. Qual é esse princípio? Explique.
“Nós estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipresente.”
Ao contrário do apresentado no Manifesto, que renega ao passado e enaltece o futuro, em Ode Triunfal o eu lírico exalta a importância do
...