Filosofia Da Educação
Monografias: Filosofia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jsf41 • 13/3/2015 • 386 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Epistemologia: é o ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura os métodos e a validade do conhecimento designa (filosofia do conhecimento)
Axiologia: Dissemina como teoria dos valores, pois o sentido do termo axiologia indica os estudos dos aspectos e valores.
Antropologia: É a ciências que tem como objetivo o estudo do homem e da humanidade, abrangendo todas suas dimensões.
Concepções Inatistas, empirismo, e construtivismo, Três idéias Platão, Aristóteles, Jean Piaget, diferenças concepções sobre o conhecimento.
Inatismo: é o saber congênito
Platão defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros o professor só auxilia o aluno a acessar informações.
Empirismo: A absorção do conhecimento externo
Aristostele sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor ele quem de tem o saber, o aprendizado é obtido por meio de copia, seguida de memorização.
Construtivismo: É atentiva do caminho do meio.
Piaget estabelece que a capacidade de aprender seja desenvolvida e contribuída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento que é facilitado pelo professor.
Iluminismo: Século das luzes
Foi um movimento global, ou seja, filósofos políticos social, economista e cultural que defende o uso da razão. O centro era na cidade de paris John Lucy era considerado o pai do iluminismo.
Escola tradicional: Temperada pela clausura, pela renúncia e pelo sacrifício a disciplina é imposta por meio da vigilância total. O inicio é muito rígido e os alunos estudam em classes separadas.
Escola Nova: Foi um movimento de renovação de ensino que foi especialmente forte na Europa, quando falamos de direitos iguais perante a lei devemos estar aluindindo os direitos de oportunidades.
Escola tecnicista: Surge no Brasil em meados da década de 50 mais são introduzidos efetivos mentos no final dos anos 60 com predomínio a partir de 1978.
Rosseu: Afirma que a liberdade natural do homem, seu bem estar e sua segurança seriam preservados através de contato social.
Ebert: Teórico positivista a teoria geral do direito e a importâncias para interpretação e aplicação das regras políticas
Kant: A disciplina transforma em humanidade, dessa forma ninguém nasce rebelde ou disciplinado trata-se de um comportamento construídos.
Pestalose: Para ele só o amor tinha força salvadora capaz de levar o homem a plena sabedoria capaz de levar o homem a plena realização mora, isto é encontrar conscientemente dentro de si essência divina que lhe da liberdade.
...