TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico

Por:   •  29/7/2017  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Plano de Ações Articuladas (PAR) referem-se a políticas públicas voltadas para a melhoria da educação dos estados, municípios e Distrito Federal.

Dentre as ações implantadas pelo Governo Lula (2003-2010), destacam-se o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Plano de Ações Articuladas (PAR), uma vez que introduzem um novo paradigma de planejamento para os sistemas municipais de educação. O PDE e o PAR referem-se a um Plano educacional lançado, em 2007, pelo governo Lula da Silva, visando articular o conjunto das ações do MEC e, ao mesmo tempo disponibilizar, para os estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos de avaliação e de implementação de políticas voltados à melhoria da qualidade da educação básica pública. (FERREIRA, OLIVEIRA, SILVA,2014, p.79).

Ao elaborar o PAR, os entes federativos recebem recursos técnicos e financeiros. Estes recursos destinam-se ao cumprimento de metas concretas e diretrizes que visam melhorias e desenvolvimento da educação. Logo, firma-se um compromisso entre os municípios e o Ministério da Educação.

Considerando que a elaboração destes planos veio de baixo para cima, de organizações que nada têm a ver com a educação, e que simplesmente a enxerga como mercadoria, é natural que os municípios encontrem dificuldades para desenvolvê-los, pois não partem de suas realidades. É necessário que antes de metas, os municípios tenham autonomia para discutir e decidir juntamente com a sociedade como gerir os recursos, onde investir, como investir, como deve ser o perfil dos gestores, de preferência funcionários efetivos e capacitados para o cargo.

É preciso que a sociedade brasileira entenda que a educação não pode parar ou mudar cada vez que um novo grupo político entra no poder. É preciso lutar para que os cargos em educação, especialmente os de gestão, coordenação, técnicos, sejam formados, em sua maioria, de trabalhadores concursados, experientes na área, que ficam em seus cargos ainda que entre um novo prefeito e um novo secretário de educação. E os diretores de escolas precisam ser eleitos, para garantir que a comunidade escolar esteja junta na gestão das escolas de seus pupilos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com