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Gregório De Matos X Cantigas Trovadorescas

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Por:   •  28/10/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  2.365 Visualizações

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Analisemos primeiro as características das cantigas de escárnio e maldizer.

Cantiga de Escárnio

• Cantiga de caráter satírico em que o ataque acontece indiretamente por intermédio da ironia e do sarcasmo;

• Tem por objetivo criticar pessoas, costumes e acontecimentos sem revelar o nome da “vítima”;

Cantiga de Maldizer

• Cantiga de caráter satírico em que o ataque acontece de maneira direta;

• Tem por objetivo criticar pessoas, costumes ou acontecimentos citando o nome do elemento envolvido.

Agora , analisemos as características da obra de Gregório de Matos.

GREGÓRIO DE MATOS

Gregório de Matos passou para a história da literatura brasileira como poeta maldito. Conhecido na Bahia como “Boca do Inferno”, fez jus a esse apelido devido à ácida critica que fazia à sociedade de seu tempo por meio de sua poesia satírica, não poupando nem aristocracia, nem o clero, nem mulheres.

Poesia satírica

O “Boca do Inferno” não perdoava ninguém: ricos e pobres, negros, brancos e mulatos, padres, freiras, autoridades civis e religiosas, amigos e inimigos, todos, enfim, eram objeto de sua “lira maldizente”. Contudo, o melhor de sua sátira não é esse tipo de zombaria, engraçada e maldosa, mas a crítica de cunho geral aos vícios da sociedade.

As sátiras de Gregório de Matos desagradavam a muita gente. Por isso ele defende seu direito de escrevê-las. Ele pretendia, através da sátira, manifestar explicitamente o funcionamento dos discursos do poder.

O discurso satírico de Gregório serve para criticar os costumes e preconceitos de uma sociedade e ,muitas vezes, a crítica feita a comportamentos explícitos ou encobertos, pode-se transformar em uma denuncia a atos dissimulados que contrariam a ordem e as normas humanas.

Gregório de Matos foi um homem amado e odiado. Numa antítese tipicamente barroca, ele andou pelas trevas, mas também conheceu a luz, tudo em busca de uma poesia feita para o OUTRO. Assim, fica o mito eternizado e o Cânone brasileiro Gregório de Matos .

Após analisarmos os tópicos acima, pode-se afirmar que a produção poética de Gregório de Matos aproxima-se com certeza às cantigas de escárnio e maldizer pois ambas questionam a sociedade e os seus costumes de forma extremamente explícita.

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