Impressões Estágio Supervisionado III: Impressões da docência.
Por: Hadlis • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 13.959 Palavras (56 Páginas) • 230 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS II
COLEGIADO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
DISCENTE: GILDETE SOUZA DE JESUS LISBOA
GIILDETE SOUZA DE JESUS LISBOA
Estágio Supervisionado III: Impressões da docência.
ALAGOINHAS-BAHIA
2017
GILDETE SOUZA DE JESUS LISBOA
ESTAGIO SUPEVISIONADO III: Impressões da Docência
Graduanda do 7º semestre do curso de Língua Portuguesa e Literaturas no Departamento de Educação do Campus II UNEB/Alagoinhas-Ba, apresenta atividade realizada para o componente: Estágio Supervisionado III, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Bispo Santos.
ALAGOINHAS-BAHIA
2017
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO---------------------------------------------------------------------------5
2 ANÁLISE SITUACIONAL-----------------------------------------------------------------6
2.1 O PROFESSOR --------------------------------------------------------------------------6
2.2 A ESCOLA ---------------------------------------------------------------------------------8
2.3 OS ALUNOS-------------------------------------------------------------------------------9
2.4 GRÁFICOS--------------------------------------------------------------------------------10
2.5 AVALIAÇÃO DIANÓSTICA------------------------------------------------------------15
3..PLANEJAMENTO--------------------------------------------------------------------------16
3.1 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS, CONCEITUAIS, ATITUDINAIS------16
3.2PLANOS DE AULA-----------------------------------------------------------------------20
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------------------------35
5.REFERENCIAS-----------------------------------------------------------------------------37
6 APENDICE------------------------------------------------------------------------------------38
7 ANEXOS---------------------------------------------------------------------------------------62
1. APRESENTAÇÃO
Sabemos que a formação do professor começa antes mesmo de sua formação acadêmica e prossegue durante toda a sua vida profissional. Eu me encontrei como professora, depois da convivência diária com alunos em uma escola de verdade, vivendo com eles o aprender a primeira palavra, a conhecer as cores e números. Cada dia uma experiência enriquecedora. Amando e sendo amada por eles foi uma experiência que jamais esquecerei. Meu maior prazer era dar aula. Tinha como referência os meus bons professores e algumas leituras que fiz para orientar meu fazer pedagógico.
Ao ingressar no curso de graduação, aperfeiçoei na minha formação enquanto docente, não tendo apenas a visão teórica, ,mais ampliando a visão pratica, onde pude assumir novas posturas em relação a minha formação e sendo acompanhada por bons professores e constantes leituras bibliográficas. Buscando qualificação para o mercado de trabalho e desenvolvendo competências nos níveis de estudos. Que minha função como docente possa ajudar o aluno(a), valorizando suas diferenças, com trocas de experiências e motivando para um melhor desempenho
O relatório final de estágio de docência de Língua Portuguesa e Literatura III: Impressões da Docência tem como objetivo apresentar, de forma detalhada, a trajetória de preparação, e execução da prática de intervenção em sala de aula, bem como as reflexões acerca dessa prática, evidenciando a importância desse espaço dentro da Academia e a necessidade do contato, com a realidade escolar. Também detalham os processos vivenciados durante o Estágio, mostrando as idéias e, as bases teóricas que o sustentaram e o resultado do caminho percorrido até aqui, realçando as surpresas e apontando as dificuldades e os anseios vividos em sala de aula, como também fazer uma auto análise quanto a profissão, uma vez que ao escolher a docência, precisamos tomar consciência da profissional que iremos nos tornar.
Partindo desse pressuposto, é comum ouvir que o papel de qualquer escola deve sempre estar ligado aos seus ideais, no que deseja aos seus estudantes e à atuação destes dentro da cultura social a que pertencem, e é papel da escola como entidade de ensino preparar os jovens transformando-os assim em cidadãos críticos e participativos. Diante dessa concepção de educação é que procurei dentro da minha prática de estágio empregar e trabalhar com uma forma metodológica voltada para a participação do aluno na construção do conhecimento.
O estágio de regência III foi realizado na Escola Estadual Brasilino Viegas, na turma do 8° ano do ensino fundamental, no turno vespertino, entre os dias 18-09-17 a 14-11-17, tendo como educadora a professora Norma Suely Macedo Nascimento e como diretora geral a professora Tânia Lucia Morais Silva. A escola fica situada na Rua Marechal Bittencourt, centro, em Alagoinhas e atende as exigências do componente curricular estágio III, oferecido pelo curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas.
2. ANÁLISE SITUACIONAL
2.1 O professor
Sabemos que a formação do professor começa antes mesmo de sua formação acadêmica e prossegue
...