Introdução à Literatura
Projeto de pesquisa: Introdução à Literatura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianeramos2 • 1/2/2015 • Projeto de pesquisa • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 296 Visualizações
Introdução à Literatura
1.1.ORIGEM:
A literatura está ligada a escrita, portanto sua origem se perde na noite dos tempos. Não há um único marco histórico do surgimento da escrita, já que os desenhos das cavernas são considerados escritos antigos. O hieróglifo é uma escrita do antigo Egito.
Desde que apareceu o ser humano, ele teve vontade de deixar resquícios de sua passagem pelo mundo. O homem sempre quis deixar sua marca para a posteridade, como é que ele fazia para caçar, mostrar seus feitos, seu heroísmo, sua força, dinamismo, coragem. Também quis mostrar como era o seu povo, os animais, o meio ambiente da época. Já se estava definindo o que é literatura.
A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir.
A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana.
O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.
1.2.EVOLUÇÃO DO LIVRO:
Não resta dúvida que os livros mais antigos são as paredes das cavernas. Era o único lugar disponível em que o homem deixaria registrada o seu passagem pelo mundo.
Os textos mais antigos que existem são os que compõem "O livro dos Mortos". Eram escritos em papiro (uma planta) e guardados em potes de barros ou estojos de madeira.
O segundo material usado foi a argila na Mesopotâmia. Escrevia-se em placas de barro, de um lado e outro. Estas placas eram queimadas nos fornos. Estava pronto o livro.
Escreviam-se textos políticos, comerciais, religiosos numa escrita cuneiforme. A reunião destas placas formou bibliotecas. Foram encontradas bibliotecas com mais de 500 mil obras. Através destas placas ficamos sabendo da existência real da cidade de Nínive e do rei Assurbanipal no ano 650 A.C..Também descobrimos que houve um florescimento da literatura nessa cidade.
Na China a produção escrita aconteceu bem mais tarde. Eles usavam tábuas de madeira, escritas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Mais tarde passaram a escrever em seda e no princípio do século II da era cristã, os chineses inventaram o papel.
Um outro modelo antigo era o uso de pergaminhos. Trata-se da retirada do couro do carneiro e depois de trabalhado, ele ficava como se fosse um magnífico papel. Este tipo de material ainda é usado hoje em diplomas do curso superior.
O livro evoluiu muito na idade média. Tudo era transmitido através dos livros. Gutemberg inventou a imprensa na idade média, imprimiu a primeira bíblia e o processo
de formação do livro atual estava pronto.
1.3.PROSA E POESIA:
Os textos literários dividem-se em duas partes: prosa e poesia. Qual a diferença? O que nasceu primeiro?
A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo.
A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático.
Com o surgimento do livro em placas de argila, começaram também as primeiras aulas. Tudo teria que ser decorado, pois não havia material onde escrever tudo e a toda hora. Nas casas-escolas, os alunos decoravam os poemas com os conhecimentos, números, gramática, filosofia, etc.
Com os livros de argila e o uso de poemas, poderiam-se transmitir muita coisa com pouco material. Estes livros ficavam nas bibliotecas, já que não se poderia carregar um livro de dez quilos pra lá e pra cá.
Prosa é a linguagem objetiva, usual, veículo natural do pensamento humano. A prosa pode ser escrita de diversas formas como: romances, crítica, novela, conto, etc.Vejamos as diferenças entre um texto em forma de poesia e outro em forma de prosa:
POEMA: Sobre a soleira da porta
da casa pegada à minha
vejo sentada, a vizinha
moça e bonita,que importa?
(Vicente de Carvalho)
PROSA:
Pero Vaz de Caminha tornou-se figura importante no descobrimento do Brasil por haver escrito uma carta ao rei D. Manuel relatando os acontecimentos ocorridos com a expedição desde a partida da Europa até o dia 1o. de maio de l500.
Temos muitas diferenças entre estes dois textos:
No primeiro temos:
1.Frases curtas;
2.Destaque para a beleza dos versos;
3.Uso de rimas: Porta x importa, minha x vizinha;
4.Uso de métrica - contagem de sílabas poéticas;
5.Texto escrito em forma de versos.
No segundo temos:
1.Frases longas, num só período;
2.Não há beleza no texto, somente a informação;
3.Texto objetivo: transmitir uma mensagem;
4.Não há métrica, nem rima, nem ritmo;
5.Texto escrito em forma de parágrafos.
1.4.POR QUE ESTUDAR LITERATURA:
A literatura é a continuação da língua. É a língua aperfeiçoada, instrumento de beleza. Quando vamos ao cinema, vamos nos divertir, relaxar, passar momentos de lazer e adquirir um mínimo de conhecimentos também. O mesmo acontece com a literatura, mas ela é bem mais do que isto. O que seria da história sem a literatura? E o seu filme preferido? E a sua novela? E o seu teatro? Estes trabalhos precisam primeiramente serem escritos e só depois transformados em outro tipo de arte.
Se não fosse a literatura, hoje seríamos todos ateus.Graças a Bíblia, que é um conjunto de obras literárias, hoje temos uma religião.
Se não fosse a literatura desconhecíamos a existência das cidades de Nínive,
...