Introdução à Neuropsicopedagogia
Monografias: Introdução à Neuropsicopedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariane1101 • 10/5/2014 • 942 Palavras (4 Páginas) • 1.988 Visualizações
SUMÁRIO
1. DIFERENCIE SENSO COMUM DE CIÊNCIA......................................................04
2. EXPLIQUE A NEUROCIÊNCIA, A NEUROPEDAGOGIA E O PAPEL DO NEUROPEDAGOGO.................................................................................................05
3. EXPLIQUE A INFLUÊNCIA DA NEUROCIÊNCIA NO COMPORTAMENTO HUMANO (PERCEPÇÃO, ATENÇÃO).....................................................................06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................07
QUESTIONÁRIO
1. Diferencie Senso Comum de Ciência.
O senso comum é o conhecimento intuitivo, o saber subjetivo, de que o homem se utiliza desde os primórdios de sua existência para explicar e compreender a sua realidade. É a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, um saber informal, ou seja, conhecimentos construídos no cotidiano, sem investigação complexa de sua veracidade, avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. Está ligado à cultura e à crença do meio onde se origina, portanto, seu critério de verdade não é universal. O senso comum é caracterizado pela ausência de método: não é necessário comprovação científica daquilo que é dito. Por exemplo, quando uma pessoa está com gripe e alguém diz que xarope caseiro de limão com mel amenizará os sintomas. Isso é a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural, fruto do senso comum. Essas teorias passam de geração para geração e, mesmo sem nenhum tipo de comprovação objetiva de sua eficiência, facilitam o nosso dia a dia.
Entretanto, apenas esses saberes advindos do senso comum não seriam suficientes para o desenvolvimento da humanidade. A ciência, por sua vez, faz da realidade um objeto de investigação, abstrai a realidade para compreendê-la, é objetiva, busca critérios para seu objeto de estudo seja firmado como verdade. A construção do conhecimento científico é cumulativa e demanda métodos e técnicas específicas que irão investigar a veracidade desse conhecimento. A ciência é responsável por aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. É, portanto, a investigação racional e empírica do Universo.
2. Explique a Neurociência, a Neuropedagogia e o papel do Neuropedagogo.
Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e também suas alterações. É, portanto, o estudo do funcionamento cerebral, dos processos de percepção, da consciência e da cognição.
Embasada nas novas descobertas da Neurociência, surge a Neuropedagogia, que é a utilização dessas descobertas no processo escolar. A Neuropedagogia é um ramo da pedagogia que compatibiliza as técnicas de ensino com o cérebro humano. Os estudos de Broca e Wernicke, no século XIX, já apontavam a existência de uma relação entre o cérebro e a aprendizagem. E por meio desses estudos, hoje sabemos que as técnicas de ensino devem estar apropriadas de acordo com o funcionamento cerebral para tornar a aprendizagem mais eficaz. Como afirma Fonseca (2007), é preciso “ensinar o indivíduo a aprender a aprender, a aprender a pensar, a aprender a estudar, a aprender a se comunicar, e não apenas reproduzir e memorizar informações, mas, sim, desenvolver competências de resolução de problemas”.
As emoções têm um papel decisivo na educação formal, na capacidade de manter a atenção e de aprender. O comportamento social, bem como o desempenho escolar podem ser prejudicados pelos problemas afetivos. A Neuropedagogia proporciona aos professores saberes que permitem justamente fazer essa conciliação entre aspectos biológicos e aprendizagem. A pedagogia, aliada à neurociência, exercem função facilitadora da aprendizagem dos alunos. O neuropedagogo, portanto estabelece novas estratégias de conduta profissional, que promovem uma condição facilitadora da aprendizagem de todos os alunos, levando em conta todos os aspectos – sociais e afetivos – que permeiam a aprendizagem.
3. Explique a influência da Neurociência no comportamento humano (Percepção, Atenção).
Entendemos a mente como o conjunto
...