Josefina Alcantara
Pesquisas Acadêmicas: Josefina Alcantara. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunocteixeira • 16/3/2014 • 267 Palavras (2 Páginas) • 458 Visualizações
Conversei com Anne Jellema, a CEO da fundação, sobre o que eles estão fazendo para alcançar esse objetivo. Uma coisa está clara: entre celebrações do aniversário e flashbacks nostálgicos do passado da internet, também há várias questões que precisam ser respondidas sobre seu futuro.
Motherboard: Fale um pouco sobre a World Wide Web Foundation – qual é a missão de vocês?
Anne Jellema: A Web Foundation foi estabelecida por Tim Berners-Lee quatro anos atrás e visa trabalhar para realizar sua visão de uma internet aberta e livre, que capacite toda a humanidade. Trabalhamos para estabelecer a internet aberta e livre como um bem público global e um direito básico, e para nos certificar que todo mundo possa se beneficiar dela.
Quando você diz “aberta e livre”, o que vocês querem dizer exatamente?
Queremos dizer uma internet que permita a todos se comunicar, conectar, colaborar livremente e exercitar seu direito de liberdade de expressão e informação, além de liberdade para se associar e capacitar as pessoas para encontrar soluções para seus problemas – e isso tudo de uma maneira que continue fiel ao espírito original da invenção de Tim, ou seja, de forma descentralizada, sem necessidade de permissão, sem dono e neutra.
Em sua visão, quais as maiores ameaças para a internet no momento?
Bom, olhando pelo lado positivo, na história humana, nunca estivemos tão perto de alcançar um mundo onde todos podem se comunicar, acessar informação, criar coisas e se expressar independente de posses, localização geográfica e barreiras sociais. Então, estamos muito perto de algo que será realmente transformador para o mundo, mas existem desafios que podem nos impedir de alcançar esse objetivo.
...