Língua portuguesa
Por: rosanunes • 13/7/2015 • Ensaio • 273 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
A inclusão escolar no município de Mocajuba
Adriane Almeida Rodrigues
Jessica Monique dos santos silva
Josiane Rodrigues Braga
Manoel Francisco Rodrigues da silva
Moises baia Nunes
Regina Márcia neves pereira
Roney Farias sobrinho
Rosana Estumano Nunes
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar que é inclusão escolar e como ocorreu sua formação histórica, e quais as legislações que contribuíram para o desenvolvimento desse processo. Desse modo. Serão apresentados conceitos e dados, caraterísticas e exemplos, mostrando a declaração de Salamanca na Espanha e como foi um marco primordial para o a avanço da mesma. E enfatizando como vem sendo trabalhado na realidade no município de Mocajuba.
Palavras chaves: inclusão, diversidades, adaptação- espaço- escola.
1. INTRODUÇÃO
Ao falarmos do processo educacional que envolve a inclusão é fazer uma analise histórica sobre formação e legislação sobre da inclusão escolar. Desde a antiguidade já se falava sobre o tema. No período da antiguidade clássica as pessoas deficientes eram mortas ou abandonadas logo ao nascer. Já no período medieval, as pessoas que apresentavam deficiência eram tidas como portadoras de espíritos demoníacos. De modo, tanto no período clássico como no medieval ainda não se atentavam para o processo educacional e nem assistencialista.
Já no século XIX, a partir das iniciativas do clero surgiram as iniciativas caritativas, pelo qual a igreja iniciaria atividades assistencialista visando “tratar” ou “curar” as pessoas. Sendo assim, desenvolveu-se uma visão medica sobres as necessidades especiais.
Desse modo, a partir de muita luta constituiu-se as legislações que amparam pessoas especiais. Assim como a declaração universal dos direitos humanos, declaração de Jomtien e declaração de Salamanca, que desenvolveram processos educacionais que atende de forma igualitária em busca de salas heterogêneas adaptando as mesma.
2. O QUE É INCLUSÃO
3.
...