Leitura E Gêneros Textuais
Trabalho Escolar: Leitura E Gêneros Textuais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabio31 • 2/6/2014 • 553 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Leitura e Gêneros Textuais
A Leitura, como dito no texto, é sim essencial em nossa vida. É a base de boa parte do conhecimento que um indivíduo pode ter nos atuais dias. Mas a leitura não se limita a somente uma interpretação, inclusive o próprio “ato de ler” se encontra em variadas determinações e conceitos, por isso temos os gêneros literários. Esta variação se dá por parte no modo de leitura que contém muitas variações a base de contextos e situações
Quando aprendemos a ler, tudo não passa de uma série de códigos, que juntos, dão significados à alguma coisa. É teoricamente o fator que um interlocutor e um receptor precisam ter em comum para se comunicarem. Dependendo da maturidade, o conceito de “código” na leitura se torna contínuo. Como exemplo, um adolescente que na escola lê por obrigação, ele pode ler, entender e reproduzir perfeitamente o código que está diante dele, no entanto este não possui a habilidade de tirar significado da leitura.
Ler é tão fundamental para o ser humano ao ponto de apurar imaginação, transmitir conhecimento (tanto de vida como literal), dar noções de escrita e trazer distração em determinados momentos. Mas um fator negativo que influencia muito a leitura é a falta de hábito, hábito que deveria ser transmitido primordialmente e principalmente pela família, pois quando por exemplo, um aluno acaba de entrar em sua vida acadêmica no ensino fundamental, e se vê obrigado a ler livros que talvez não o interessem tanto, faz com que este desenvolva uma visão negativa do ato de ler.
Mas o que seria o próprio “ato de ler”? Pode ser como dito antes o simples reconhecer de determinado código entre um interlocutor e um receptor. Pode ser também a compreensão e interpretação de algum conteúdo escrito. Como pode ser igualmente, o adquirir de conhecimento massivo através da leitura. Tudo depende de um certo contexto, essa talvez seja uma das razões do surgimento dos gêneros.
Crônicas, notícias, reportagens, cartas e e-mails são alguns dos gêneros textuais, e talvez os mais populares. Todos são divididos a base de um contexto, por exemplo, uma crônica geralmente trata de assuntos atuais sempre com linguagem formal, trazendo conteúdo de uma forma crítica e informativa. Já um e-mail trata algum assunto de rotina ou novidades, de uma forma completamente coloquial. Cada um deles tem sua importância, e é fundamental em seu contexto, mas se alguma destas formas for aplicada de jeito ou linguagem diferente da casual, pode haver negação, reprovação e talvez até preconceito.
Na atualidade, precisamos exterminar a cultura social de ler por ler, ou por obrigação, pois isso se reflete em vários dos problemas sociais que existem. Este processo requer uma séria análise da informação, e uma interpretação crítica com base em princípios e conceitos próprios. É necessário observar a própria reação com a informação apresentada em um texto por exemplo, esta observação vai permitir a análise mais ampla da situação. Assim como é necessário observar a intenção ou mensagem que o autor quis trazer, a reflexão que este quis causar aos seus leitores.
Ler é interpretar, criticar, e absorver conhecimento. A leitura nos proporciona acessar um mundo aberto de informações diversas, que podem e vão abrir a mente para novas ideias. A
...