Leitura e compreensão: sentimentos do texto
Tese: Leitura e compreensão: sentimentos do texto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcelofm • 20/5/2014 • Tese • 646 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
Ler e Compreender: Os Sentidos do Texto - Capítulo 1
De acordo com Koch e Elias, a leitura é um modo de captar as idéias de um autor, pois o texto é uma representação mental deste.
Conforme descrito por Koch e Elias, tendo a língua concepção de código, o leitor deve descodificar o texto, bastando apenas o conhecimento deste código. O leitor deve entender o sentido das palavras e estrutura do texto.
Segundo as Autoras, os textos têm, além das intenções do autor e da codificação da escrita, várias coisas subentendidas, onde o leitor aplica à leitura do texto suas experiências, seus conhecimentos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa, a leitura é a compreensão e interpretação de um texto, onde o leitor, para tirar proveito do texto, deve realizar uma atividade de estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.
Estratégia de Seleção: permitem que o leitor se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.
Estratégia de Antecipação: tornam possível prever o que ainda está por vir, com base em informações explícitas e em suposições.
Estratégia de Inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita.
Estratégia de Verificação: tornam possível o controle da eficácia ou não das demais estratégias, permitindo confirmar, ou não, as especulações realizadas.
Segundo Koch e Elias, nós, leitores, recorremos a várias estratégias de leitura. Geralmente quando o leitor vê o título do texto, já faz uma prévia do que está escrito, antecipando fatos, imaginando coisas que somente poderá confirmar no decorrer da leitura.
Conforme vai efetuando a leitura, o leitor se depara com outras situações, além do título, que também lhe permite imaginar o que acontecerá em seguida e também a despertar sentimentos, emoções ao longo do texto.
De acordo com Koch e Elias, os objetivos que levam o leitor a ler um texto são variados e, dependendo deste objetivo é que se tem o modo da leitura.
Segundo as Autoras, é fundamental se levar em conta os conhecimentos do leitor, estabelecendo assim uma interação do mesmo com o texto. A bagagem sociocognitiva do leitor os conhecimentos da língua e das coisas do mundo são necessárias para a compreensão de um texto.
Porém, de acordo com Koch e Elias, um único texto pode ser interpretado diferentemente por diversas pessoas, de acordo com seus conhecimentos, sua sociedade e também que um mesmo leitor pode dar várias interpretações a um mesmo texto, significando assim a pluralidade de leitura e sentido.
Segundo Koch e Elias, um texto pode ser escrito apenas para determinados leitores, ou seja, leitores que possuem experiências e conhecimentos como o autor. Determinados textos podem exigir mais ou menos conhecimento de quem o está lendo.
Além disso, um texto também pode, dependendo da forma com que foi escrito, causar dificuldades de leitura, onde devem ser verificados seus aspectos materiais, aspectos lingüísticos e aspectos de conteúdo.
De acordo com as Autoras, o texto tem uma existência independente do autor, o contexto de produção pode ser diferente do contexto
...