Letras e libras A importância da inclusão
Por: BRUNINHAHD • 7/8/2022 • Dissertação • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ANA CLAUDIA CASTILHO DO NASCIMENTO ABE
191402009
A importância da inclusão
Tapejara
2022
[pic 3]
ANA CLAUDIA CASTILHO DO NASCIMENTO ABE
191402009
A importância da inclusão
Atividade Integradora apresentada às
Disciplina(s): Língua Brasileira - Libras
Optativa (Teorias da educação)
Prof.: Carolina Guerreiro Leite
Curso: Pedagogia
Tapejara
2022
INTRODUÇÃO
Esse presente trabalho foi desenvolvido nas disciplinas “Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Optativa (Teorias da educação)”.
Esse projeto tem por finalidade em si, trabalhar a interação, comunicação, a socialização, o desenvolvimento e principalmente a inclusão das crianças surdas em sala de aula, juntamente com as crianças ouvintes.
Se trabalhar em sala de aula com qualquer tipo de deficiência não é nada fácil, pois querer cuidados e principalmente entendimento para assim poder lidar da maneira correta. Como é o caso das crianças surdas, pois com se sabe, nem todo mundo faz entendimento da língua de sinais. Por isso é importante que o professor tenha conhecimento e saiba falar a língua de sinais, para que assim tenha uma excelente comunicação com essa criança surda, pois essa criança tem que ter seu aprendizado garantido tanto na fala como também na escrita, sem se esquecer de que jamais essa criança possa ser excluída de nenhuma maneira.
Para que esse direito fosse garantido de maneira justa e clara, surgiu então a inclusão em libras, para que através desse aprendizado a criança surda enfim pudesse ter uma comunicação possível e eficaz.
Ernest Huet era um francês que ao convite do Imperador Dom Pedro II, veio para o Brasil, onde trouxe consigo a língua de sinais francesa e implantou no brasil.
A língua de sinais a ‘’Libras’’ só foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira em 24 de abril de 2002 pela Lei nº10. 436.
Projeto musicalização
Para essa proposta da feira onde o intuito é por em prática a questão da inclusão dos alunos surdos com os que são ouvintes. Por isso seria interessante se trabalhar com essas crianças a musicalização.
Por que como bem se sabe a criança surda ela utiliza muito o visual para poder assim se comunicar, como no caso os sinais da libra. Mas para a música eles podem também utilizar a vibração, pois através dessa vibração a criança poderá saber quando é som e quando é silêncio, quando já conseguir distinguir o som e o silencio a criança passa para a pulsação e depois para os desenhos rítmicos.
...