Libras
Casos: Libras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luzburim • 17/3/2015 • 450 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Aula-tema 05: Aspectos Linguísticos: fonologia e morfologia
NOME:
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: LIBRAS
Aula-tema 05: Aspectos Linguísticos: fonologia e morfologia
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO
01
No Brasil, os primeiros estudos sobre a língua de sinais utilizada no país foram realizados na década de 1980, por Ferreira-Brito e Felipe. O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como a língua da comunidade surda brasileira ocorreu em 2002, com a Lei 10436/02, regulamentada pelo Decreto 5626/05, apenas no ano de 2005.
A fonologia e a fonética são áreas da linguística cujo objeto de estudo são as unidades mínimas da língua de sinais (que correspondem aos fonemas nas línguas orais) que formam os sinais, as quais não têmsignificado isoladamente. A fonética descreve as propriedades físicas, articulatórias e perceptivas das unidades mínimas, ou seja, os aspectos físicos dos sinais. A fonologia descreve a estrutura e a organização das unidades mínimas e as possíveis combinações entre elas. Existem elementos importantes nesta estrutura fonética tais como: Configuração das Mãos, Pontos de Articulação, Orientação, Movimento, Expressão Facial e/ou corporal.
Exemplos de fonologia
Para compreensão mais clara, seria a explicação da composição do sinal em libras.
APRENDER: mão configurada em: C e S, ponto de articulação: testa, movimentação: abrir e fechar
LARANJA/SÁBADO: mão configurada em: C e S, ponto de articulação: em frente a boca, movimentação: abrir e fechar
A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, e dos processos de formação de novas palavras e sinais. A morfologia estuda, então, a unidade mínima com significado, o morfema. os parâmetros (configuração de mão, direcionalidade, ponto de articulação movimento, localização, expressões faciais e corporais), que também podem ser morfemas, compões sistemas complexos de desinências que estabelecem tipos de flexão verbais
...