Libras
Artigos Científicos: Libras. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FLASOUZA • 17/3/2015 • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
AMANDA PICCOLO CHIESA RA: 6580313200
FLÁVIA CRISTINA AFONSO DESOUZA RA: 6376219770
LÚCIA REGINA LIMA RA: 6750369557
SANDRA RA: 6787400012
VALÉRIA A. RODRIGUES DE SOUSA RA: 6715321277
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Trabalho elaborado para avaliação parcial das disciplinas curriculares componentes do Curso Superior de Pedagogia, sob a orientação do professora Kate Mamhy Oliveira Kumada.
Polo- Jundiaí - SP
Sumário
INTRODUÇÃO 1
OBJETIVO 2
CONCLUSÃO 4
REFEÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Língua Brasileira de Sinais
No decorrer da história, a imagem que a sociedade tinha sobre os surdos, na maioria das vezes apresentava aspectos negativos, porque o tipo de organização produtiva não permitia que estes fossem inseridos na sociedade e esta não havia produzido condições para inseri-los para que pudessem sobreviver. Na antiguidade, os surdos foram percebidos de formas variadas: Com piedade e compaixão, como pessoas castigadas pelos deuses ou como pessoas enfeitiçadas.
Pode-se dizer que a condição do surdo era a mais miserável de todas, pois a sociedade considerava como imbecis, anormais, incompetentes. A surdez, e a consequentemente mudez, eram confundidas com inferioridade de inteligência.
A falta da linguagem implicou profundamente no desenvolvimento psicossocial dos surdos. De acordo com a visão médica o termo surdez e deficiente auditivo estão intimamente ligados sendo surdo visto como portador de uma doença localizada, uma deficiência que precisa ser tratada. A deficiência auditiva é caracterizada em termos de tipo grau e causas. Ela é definida como “perda parcial ou total da capacidade auditiva” surdez congênita: acontece antes ou durante o nascimento: Surdez adquirida: Ocorre após o nascimento. No entanto, com o passar do tempo a pessoa aprender a se comunicar utilizando a língua de sinais, ou própria língua falada. A primeira escola de surdos ou a própria falada. A primeira escola do Brasil teve inicio em 1857, no Rio de Janeiro, e o principal personagem da história dos surdos em nosso país, não é só brasileiro e sim um francês. Ernest Huet a convite de D Pedro II foi convidado para fundar a primeira escola para meninos surdos de nosso país. Hoje o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) é mantido pelo governo. Federal, atendendo em seu colégio de aplicação, crianças e adultos surdos, de ambos os sexos. Embora a influência do oralismoc fosse forte, os surdos brasileiros (LIBRAS).
OBJETIVO
Este trabalho é importante para que possamos refletir e compreender melhor a realidade do surdo, ele nos da oportunidade de ir em busca de novos conhecimentos, que vão além dos ensinados nas teles aula.Sem dúvida alguma ao final deste trabalho veremos o surdo com um olhar diferente do que vimos hoje, não que sejamos preconceituosas, mas sim por descobrir e buscar novos horizontes para educação de surdos.
Aspectos da Surdez, A escola tem papel importante na inclusão do aluno, seja ela cultural social ou educacional, tornando-se um elo entre o ser surdo, família e sociedade em uma parceria produtiva com objetivo do Pleno desenvolvimento do aluno.
A intenção é desviar a visão do surdo como deficiente, inseri-lo em uma cultura bilíngue onde sua comunicação se dê também com ouvintes. Na escola é através da libra que se desenvolve o aprendizado, o respeito, relacionamentos, amizades, interações diversificadas e brincadeiras. Para a família, libras
...