Libras e Inclusão
Por: rodolphomessias • 12/9/2015 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
LIBRAS E INCLUSÃO SOCIAL
Como pode ser observado na reportagem assistida, não resta dúvidas de que a inclusão socioeducativa é a alternativa mais coerente para a educação de um aluno com surdez. Em uma escola regular, apesar de tantas dificuldades, este aluno tem mais chances de interação social, uma vez que conviverá não apenas com outros alunos com a mesma deficiência. Tais alunos são acompanhados diariamente por um intérprete de LIBRAS para garantir que a compreensão das disciplinas estudadas não se dê apenas através do visual.
Em um contexto de educação inclusiva, cabe à família decidir se levará seu filho com surdez para uma escola de ensino regular ou uma de ensino especial. Porém, os pontos negativos desta última ficam evidenciados quando imaginamos que a criança conviverá apenas com outras crianças com a mesma deficiência, restringindo seu campo de socialização. Tal fato fará com que, no futuro, as outras pessoas ainda não estejam preparadas para conviver com sua deficiência.
No que tange à comunicação, fica evidenciada a importância da LIBRAS no processo de comunicação para os surdos, uma vez que a absorção dessa técnica se faz de maneira mais eficiente e, sua reprodução, de maneira mais efetiva. O grande desafio é fazer com que a LIBRAS seja mais propagada, fazendo com que as pessoas sem deficiência a aprendam, com a finalidade de aumentar o campo de socialização das pessoas portadoras de surdez. Quanto mais pessoas aprenderem a Língua de Sinais, maiores chances de a pessoa com deficiência de sentir-se enturmada em determinado contexto social. Não são as pessoas com deficiência que devem se adaptar ao mundo, justamente o contrário, pois estas já enfrentam uma série de limitações e preconceitos.
...