Linguá portuguesa: fonética e fonologia
Por: shinigame • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
Curso: Letras – Licenciatura em Português/Inglês
Nome da Disciplina: Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia
Nome do Tutor: Fernanda Nascimento
Nome do Aluno: Caio de Jesus Carneiro
Número do RGM: 17239982
Nome da Unidade II: A Fonética e a Fonologia
1.Como os estudos da fonética e da fonologia podem auxiliar no ensino de língua portuguesa e em outras áreas de estudo ou atividades humanas? Cite, no mínimo, três das suas aplicações.
R: Os estudos da fonética e da fonologia auxiliam no ensino da língua portuguesa e em outras áreas de estudo ou atividades humanas de varias formas, alguns exemplos a serem citados são:
Nas escolas onde graças aos estudos da fonética e da fonologia, os jovens aprendem a forma correta de se escrever, a forma correta de se pronunciar e a forma correta de ler.
Nos estudos onde a fonética e a fonologia tornaram o aprendizado teórico e até o pratico de muitas disciplinas algo fácil e com o acesso a todos os alunos.
O dia a dia se tornou mais pratico com o conhecimento da fonética e da fonologia onde todos podem conversar uns com os outros, pesquisar, ler, estudar, jogar, passear entre outros.
2.O que são os fonemas e qual a sua utilidade? Traga, no mínimo, dois exemplos.
R: Os Fonemas são a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua, eles são apenas o som, como por exemplo, o fonema /z/ que pode ser representado pelas letras z, s, x; zebra/casamento/exibir e o fonema /s/ que pode ser representado pelas letras s, ç, c; sino/moça/cinema.
Bibliografia
FONSECA, Lucilene. A fonética e a fonologia. In: A Fonética e a Fonologia. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual.
...