Lingüística Aplicada /Gêneros Literários
Por: 145320 • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Ceará
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Fundamentos da Lingüística Aplicada
Ana Laís Barbosa de Lemos
Gêneros Literários
.
Diante de tantas perguntas, e assuntos para serem pensados, e discutidos sobre temas em que o universo masculino tem se expandido, no termo de obras Literárias, e que a mulher tem sido a menos valorizada nesse aspecto, visando alguns argumentos para o que dizer diante dessa situação. Sendo mulher, procurei-me por no lugar dessas escritoras, com o qual suas obras não foram valorizadas por serem Mulheres, e não saber falar sobre os assuntos que repercutia naquela época e que o povo gostava de ouvi, sendo sempre temas da realidade do dia-a-dia dos Homens.
A inglesa Virginia Woolf diz que “a arte em geral, e a literatura em particular, é, como um mundo, um universo masculino”. E que é difícil “fazer arte“, dentro de uma realidade masculina. No entanto diante do pensamento e visão da escritora, vemos que as artes, as mais belas criações, e o mundo das obras literárias viviam em torno do sexo masculino, e que a mulher não tinha lugar nesse universo. Concordando com Virginia, pois há um tempo o assunto nas obras em que eram de interesse universal se tratava de assuntos para homens, a escritora deu um exemplo das touradas as guerras de Hemingway, onde a mulher por mais que quisesse não conseguiria falar sobre o determinado assunto, e poderia haver aquele preconceito que persiste ate hoje em que, “assunto de homem, mulher não sabe de nada, principalmente esporte”. Tudo era feito por eles, se fossemos lembrar e estudar obras de algum tempo atrás, veremos somente obras com escritores Homens, quem são os maiores escritores brasileiros? Quando se fala de grandes escritores, é Paulo Coelho, Calos Drummond de Andrade, Machado de Assis, suas obras eram e são temas universais que merecem todo o nosso respeito. Eu passei todos os meus estudos de língua portuguesa ouvindo falar desses Homens, daí eu me perguntei “as Mulheres não escrevia nada não, era?”. Acredito que elas também não tinham oportunidades, como se mulher tem que ser dona de casa, havia o Machismo naquele tempo. (que hoje também tem). Sendo assim tudo era feito para eles, por que com temas assim (exemplo; As guerras de Heingway) só os homens iriam Ler, já que as mulheres não entendiam.
Quando se trata de temas femininos, Casamento, ou aquele romance de história de amor de um casal, ou quem sabe compras na loja, são temas em que faz parte do nosso mundo, para muitos se tratava apenas de tópicos de um gênero, o feminino, é que não são valorizadas pelo o universo masculino e muitas vezes pela as próprias mulheres. Diz se “isso e assunto de mulher, é besteira”. Hoje isso tem mudado, já existem escritoras famosas que fez e faz muito sucesso, que aos poucos conseguiu o seu lugar no mundo Literário, como Clarice Lispector, Mary Shelley, Virginia Woolf dentre muitas outras.
Não podemos ignora que apesar disso tudo, foi por este motivo (assuntos do mundo masculino) que surgiu as obras Literárias escrita, e que foram esses grandes escritores Homens que trouxe para o nosso universo, o valor das obras Literárias, e seus Gêneros.
Todos nós sabemos que Gêneros são classes ou tipos de textos, e que cada um deveria ter o seu valor socialmente, cada Gênero Literário tem um motivo para estar presente numa determinada época e lugar, não importa de que se tratam, todos tanto do sexo masculino com feminino devem respeitar cada obra, por que se ela passou a ser considerada uma obra não importando o Gênero em que ela foi escrita, ela vai ter o seu valor.
...