Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Inglesa, Competências Profissionais
Por: Camila Gama • 25/4/2017 • Projeto de pesquisa • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 414 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Núcleo de Educação a Distância
Curso de Licenciatura em Letras
Série: 5º Turma: A-3
PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação nas disciplinas: Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Inglesa, Competências Profissionais, Língua Inglesa IV, Educação de Jovens e Adultos, Semântica da UNIDERP- Núcleo de Educação à Distância de Tucuruí-PA.
Docente: Raimundo Osvaldo dos Anjos Araújo
Discentes: Ana Camila da Cunha Gama RA: 9144275293
Alessandra Pimentel Nunes RA: 9134262523
Clebson Corrêa dos Passos RA: 9512380048
Gilmara Corrêa da Silva Ribeiro RA: 9410573720
Suez Evangelista de Sousa Junior RA: 1299131825
Tucuruí-PA
2016
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO............................................................................................3
- JUSTIFICATIVA................................................................................................3
- OBJETIVOS......................................................................................................4
- ABRANGÊNCIAS.............................................................................................4
- METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS.................................................................5
- RECURSOS......................................................................................................6
- DESENVOLVIMENTO......................................................................................6
- AVALIAÇÃO.....................................................................................................6
- RESULTADOS ESPERADOS..........................................................................7
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................7
- APRENSENTAÇÃO
Este presente projeto tem como objetivo, acima de tudo, possibilitar à prática da leitura e escrita no contexto da educação para jovens e adultos-EJA, tendo em vista, o contexto atual desse curso que esbarra nas dificuldades no ambiente dentro e fora da escola, que segundo Lara (2009) enfrenta os desafios de combate ao analfabetismo formal e digital. E nesse sentido, acrescenta que
“Concretizar um processo de ensino aprendizagem de qualidade para a população excluída desse direito fundamental, que seria a EJA, esbarra em dificuldades como, escassez de recursos financeiros para aquisição de computadores e disponibilidade de acesso à Internet, infraestrutura inadequada, falta de qualificação profissional de seus educadores, e mesmo rejeição dos educandos aos métodos não tradicionais de ensino e aprendizagem”. (Lara, 2009)
Diante disso, esse projeto tem como proposta promover a manutenção da EJA, e para que isso seja alcançado, serão adotadas metodologias que possibilitem, além da leitura e escrita, a diminuição da evasão escolar desse público alvo, e também proporcionar uma educação mais flexível e acessível no contexto multidisciplinar. Dessa forma, o aluno abrangido pelo projeto irá não só desenvolver a leitura e a escrita, mas também irá ser confrontado com novas metodologias que os instiguem à continuar no ambiente escolar.
- JUSTIFICATIVA
A iniciativa em fazer o projeto veio a partir do desafio de contribuir como coordenadora do curso da EJA, e principalmente pela oportunidade de ajudar uma classe de estudantes que se encontra muito fragilizada, em termos econômicos, assistenciais e educacionais. Já dizia Freire (1997: p 25) que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção. Então, diante disso, acredita-se que a mudança, ou seja, a criação de novas perspectivas no contexto educacional tenha início pela gestão. Assim, colocando em práticas metodologias eficientes, dano instruções adequadas aos docentes, prover um ambiente escolar que ofereça condições aos educandos e trazer uma educação mais de forma geral que envolva o aluno e faça-o tomar prazer pelo aprendizado são alguns dos caminhos que vim a ser alternativas para o sucesso no objetivo principal do projeto almejado. Assim, não só trazendo como principal diferencial, uma relação mais amiga e paciente possível com os discentes, mas também buscando através de pesquisas, e de consultorias externas que são profissionais especialistas em EJA, formas para realizar todos os anseios almejados nesse projeto.
- OBJETIVOS
- OBETIVO GERAL: O principal objetivo do projeto é realizar na educação para jovens e adultos dessa escola uma revitalização quase ou completa, trazendo como principal meta a leitura e a escrita, tudo isso através de metodologias que possibilitem chegar a tal desejo abrangendo não só a disciplina de língua portuguesa, mas sim envolvendo uma gama de campos da educação, ou seja, usar como instrumento a multidisciplinaridade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Como objetivos específicos temos os de tonar os profissionais envolvidos nesse processo aptos, além de oferecer um ambiente adequado e equipado para que os alunos juntos com os docentes possam desenvolver suas atividades em sala de aula, e assim, ajudando na diminuição da evasão escolar.
- ABRANGÊNCIA
Como o projeto tem o objetivo desse projeto é o de melhorar ou promover a leitura e escrita dos discentes, então é imprescindível que o ponto de partida venha ser a disciplina de língua portuguesa, diante disso, e tendo em vista que a quantidade de materiais no que desrespeito ao currículo da EJA é extinta, a pesquisadora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Pereira (2012) afirma que uma alternativa é estabelecer os fundamentos de uma Gramática para a EJA, assim como a (re)dimensionar a questão da Leitura e da Produção de Textos, com os conteúdos e as estratégias respectivas. Dessa forma, partiremos desse pressuposto, porém dando ênfase à escrita, principalmente. No mais, com desrespeito às outras disciplinas como Matemática, Arte, Geografia, História, Inglês e Educação Física, o foco do projeto será em estabelecer metodologias para que os alunos desenvolvam mais a parte de leitura interpretativa, para isso, pretende-se relacionar às disciplinas com questões do dia a dia. Tudo isso, visa preparar o aluno não só para as atividades em sala de aula, mas o deixará apto para seguir vida à fora, uma vez que Freire (1921) afirma que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. Assim, fica evidente o poder de transformação do ato de ler e compreender trás para a vida de uma pessoa como aluno, e consequentemente como cidadão que precisa de inserir na sociedade e precisa desse mecanismo até para modo de sobrevivência.
...