Literatura Contemporânea
Artigo: Literatura Contemporânea. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tha1001 • 28/11/2014 • Artigo • 474 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Literatura Contemporânea
Nas ultimas décadas a cultura Brasileira vivenciou um período de muito desenvolvimento tecnológico, mas, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social.
Os anos 60 (época do governo democrático-populista de J.K.) foram repletos de uma verdadeira euforia política e econômica, com vários reflexos culturais: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.
A crise desencadeada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que derrubou João Goulart colocaram fim nessa euforia, estabelecendo um clima de censura e medo no país (fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos). A cultura usou disfarces ou recuou.
Geração de 45
O Brasil, após a Segunda Guerra Mundial, inicia um novo período de sua história, esse é marcado pelo desenvolvimento econômico, pela democratização política e pelo surgimento de novas tendências artísticas e culturais.
A geração de 45 marca essa mudança, com o objetivo de dar um novo aspecto aos meios de expressão a partir de uma pesquisa sobre a linguagem.
O traço formalizante caracteriza essa geração de poetas. Na prosa os gêneros conto e romance tiveram destaque. O regionalismo recuperou seu espaço, a sondagem psicológica foi desenvolvida, o espaço urbano foi, também, objeto de enfoque. Vários artistas se destacaram e várias obras foram publicadas nessa época.
Entre elas:
JOÃO GUIMARÃES ROSA:
Sagarana (contos, 1946);
Grande sertão: veredas (romance, 1956);
Primeiras estórias (contos, 1962);
Tutaméia(contos, 1967); Estas estórias (contos, 1969).
Caraterísticas básicas:
- A primeira grande inovação do autor é da linguagem, cheia de arcaísmos, neologismos, onomatopéias, inversões, novas construções sintáticas, etc.
JOÃO UBALDO RIBEIRO (1941)
Obras principais:
Sargento Getúlio (1971); Viva o povo brasileiro
CLARICE LISPECTOR (1926-1977)
Obras principais:
Perto do coração selvagem (1943);
O lustre (1946);
Laços de família (contos, 1960);
A paixão segundo G. H. (romance 1964);
A hora da estrela (romance, 1977).
Características básicas:
- É a intérprete mais sofisticada da chamada ficção introspectiva.
Caracteristicas
A morte das utopias e a pluralidade temporal, ou seja, acaba ali aquela idéia de civilização ideial,imaginaria, muitas vezes fantástica.
- Insistência na representação ficcional
...