Monografia
Por: Edilene Cavalcanti • 28/8/2016 • Monografia • 4.107 Palavras (17 Páginas) • 292 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA MAXIMIANO ACCIOLY CAMPOS
DISCIPLINA: ESPANHOL
PROFESSORA: ERIKA MARCIEL
MAHENDRA CAVALCANTI GONÇALVES
PROJETO CIENTIFÍCO
Água
JABOATÃO DOS GUARARAPES, 30 DE JUNHO DE 2016
ESCOLA TÉCNICA MAXIMIANO ACCIOLY CAMPOS
DISCIPLINA: ESPANHOL
PROFESSORA: ERIKA MARCIEL
MAHENDRA CAVALCANTI GONÇALVES
PROJETO CIENTíFICO
Água
Trabalho apresentado a Escola Maximiano Accioly Campos como parte da avaliação discente das disciplinas de química e biologia ministrado pela docente Erika Marciel.
JABOATÃO DOS GUARARAPES,31 DE MAIO DE 2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................04
- A ATUAL ESCASSEZ DE ÁGUA NO MUNDO E NO BRASIL....................... 05
- TRANSMISSÃO DE DOENÇAS..................................................................... 06
- PROBLEMAS GERADOS PELA POLUIÇÃO DA ÁGUA............................... 06
- ÁGUA E SUAS UTILIDADES..........................................................................07
- Importância para a humanidade...........................................................08
- MEDIDAS DE REAPROVEITAMENTOS........................................................09
- Consumo consciente............................................................................11
- METODOLOGIA
- INTRODUÇÃO
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, sua importância para a vida e para a história dos povos.
Problemática:
- A escassez da água;
- Transmissão de doenças;
- Problemas gerados pela poluição das águas.
Objetivo:
- Conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância estratégica da conservação da água;
- Identificar a água como recurso natural necessária à vida;
- Refletindo que este recurso natural pode faltar um dia;
- Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água;
- Observar o ciclo da água na natureza relacionando as mudanças de estado físico;
- Concluir que tanto o excesso quanto a escassez de chuvas causam prejuízos à vida dos seres vivos.
Justificativa: Esse trabalho é importante, pois:
- O nosso corpo é, em grande parte constituído por água;
- Todas as partes do nosso corpo têm água, até mesmo nos ossos;
- Nosso corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso temos de beber águas e outros líquidos para repor essa perda;
- A água ajuda no bom funcionamento de todo organismo. Por exemplo: No trabalho dos rins e dos intestinos, na circulação sanguínea e na hidratação da pele;
- Todos os seres vivos necessitam de água, por isso é muito importante preserva- lá.
- A ATUAL ESCASSEZ DE ÁGUA NO MUNDO E NO BRASIL
Robin Clarke e Jannet King fazem um alerta: "Não se engane: o abastecimento de água no mundo está em crise, e as coisas vêm piorando". A crise a que eles se referem pode ser de três tipos. Há escassez física quando os recursos hídricos não conseguem atender à demanda da população, o que ocorre em regiões áridas, como Kuwait, Emirados Árabes e Israel, ou em ilhas como as Bahamas. E existe a escassez econômica que assola, por exemplo, o Nordeste brasileiro e o continente africano. Há ainda regiões ou países que vivem sob o risco de crises de abastecimento e de qualidade das águas pelo uso exagerado do recurso. Austrália, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Japão sofrem com isso. "A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é que o consumo médio seja de 50 litros diários por habitante. Para entender a escassez de água no Brasil, é preciso considerar que existem fatores geográficos, políticos e climáticos associados a esse problema.
O Brasil passou a viver, a partir de 2014, a maior crise hídrica de sua história, o que gerou a queda dos níveis dos reservatórios de abastecimento de grandes cidades. Uma das causas para a crise da água é de ordem natural, pois embora o Brasil seja o país com a maior quantidade de água per capita do mundo, é preciso destacar que elas estão desigualmente distribuídas no espaço geográfico brasileiro.
A região Norte, notadamente a Bacia do Rio Amazonas, é aquela que possui a maior concentração de água no país, possuindo 70% das reservas nacionais. A maior parte da população brasileira não reside nos pontos onde a água encontra-se disponível de forma mais abundante, pois há uma concentração populacional muito elevada nas regiões Sudeste e Nordeste.
No Brasil, atualmente, o estado que passa por maiores dificuldades é São Paulo, o que vem atraindo uma grande atenção da mídia, pois a capital paulista, que é a área mais povoada do país, é a protagonista desse cenário. Nesse caso, uma seca total pode afetar a vida de dezenas de milhões de pessoas. Além da má distribuição dos recursos hídricos e dos problemas de gestão no território nacional, o problema da escassez de água no Brasil também perpassa pelas recentes secas que vêm afetando o país.
Vale lembrar, afinal, que a falta de água no Brasil não afeta somente a disponibilidade de água tratada nas residências. As indústrias e a agricultura são os setores que mais poderão sofrer com o problema, o que pode acarretar impactos na economia como um todo lembrando que a maior parte das indústrias do país está justamente na região Sudeste, a região onde está sendo mais atingida.
...