Monteiro Lobato - O engraçado arrependido
Por: Leandro Ramos • 23/6/2017 • Seminário • 754 Palavras (4 Páginas) • 1.945 Visualizações
Nome: Leandro Ramos
Professor: Nereu
3°01
O engraçado arrependido
Monteiro Lobato
Trata-se da história de Pontes, um típico piadista, que consegue arrancar risos nos atos mais simples.
Até que um dia resolve ser sério, desejo que não consegue realizar, pois sempre imaginam que é mais uma peça que está pregando.
Tenciona, pois, arranjar um cargo no funcionalismo público, o que só obterá se surgir uma vaga, conforme avisa seu padrinho.
Resolve, de forma maquiavélica, atacar Major Antônio, homem extremamente sério e que sofre de um aneurisma prestes a estourar por qualquer esforço.
Seu plano, pois, é matá-lo com suas piadas e assim ficar com o seu emprego. No começo parece difícil, devido ao caráter circunspeto do doente.
Até que, depois de muitas pesquisas sobre o gosto humorístico da vítima, consegue dar o golpe fatal.
Mergulha, a partir de então, no remorso, isolando-se de todos.
Semanas depois, recuperado, volta à ativa, mas descobre que havia perdido a vaga, pois a demora provocada por seu sumiço forçara a nomeação de outra pessoa.
O protagonista enforca-se com uma ceroula, o que para a cidade acaba sendo visto como mais uma piada.
Tema: é sobre a vida de pontes um piadista tão bom, que mesmo quando quer deixar de ser engraçado não consegue e o povo não o leva nada a sério.
Objetivo da obra: Onde e em que parte o narrador expõe seus objetivos?
Quando é mostrado o mal no coração de Pontes por bolar o plano de matar Major Antônio apenas por querer roubar seu empego.
Tempo: Como está organizado o tempo?
O tempo é Psicológico.
Ponto de vista? (foco narrativo) Destacar a importância do foco narrativo para alcançar o objetivo a que o narrador se propõe.
O foco narrativo foi importante para que conseguíssemos captar o desejado pelo autor a maneira que ele conseguiu ao escrever a obra.
Organização do enredo:
Apresentação: Pontes é um piadista muitíssimo engraçado que tenta deixar de ser tão engraçadinho assim mais o povo não o leva a sério. Ele quer um emprego mais o cargo já esta ocupado.
Complicação: Para conseguir o emprego que deseja, mata Major Antônio que é quem ocupa o cargo, e como ele tem um aneurisma prestes a estourar por qualquer esforço, usa disso para fazer o homem rir até a morte.
Clímax: Ele se sente culpado pelo que fez e some por um tempinho de algumas semanas.
Resolução: quando reaparece o Cargo que tanto queria já havia sido ocupado e ele então se mata enforcando-se com uma ceroula, o que pelo povo é sua piada final.
Análise dos personagens centrais da história?
Pontes: Piadista engraçadíssimo que não consegue deixar de ser engraçado.
Major Antônio: Ocupa o cargo almejado por Pontes.
Como o caráter descritivo, interfere na narrativa, colaborando para que o narrador alcance o objetivo a que se propõe?
...