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Movimentos Literários

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Por:   •  10/3/2015  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

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Os Movimentos Literários

Era medieval – Primeira época

Trovadorismo

• Época: 1189 ou 1198.

• Em Portugal: Gêneros - cantigas (poesia), novelas de cavalaria, nobiliários, hagiografias (prosa), e teatro.

• Destaque em Portugal: A Ribeirinha; Paio Soares de Taveirós.

Líricas: Cantigas de Amigo: eu-lírico feminino, confessional, linguagem e estrutura simples, ambiente popular, paixão não correspondida, realista, narrativo-descritiva. Cantigas de Amor: sofrimento, idealização, eu-lírico masculino, ambiente da Corte, dama inacessível, caráter analítico-discursivo. AMOR CORTÊS: distanciamento amoroso e a elevação da mulher a um plano quase inaceitável.

Satíricas: Cantigas de Escárnio e Maldizer: críticas indiretas ou diretas de pessoas ou fatos de uma época. Rica fonte de documentação e valor histórico.

Era medieval – Segunda época

• Época: 1418.

• Em Portugal: Gêneros – poesia palaciana, teatro popular, prosa historiográfica e doutrinária.

• Destaque em Portugal: A Ribeirinha; Paio Soares de Taveirós.

Teatro: em poesia, versa sobre assuntos profanos ou religiosos; carpintaria teatral rudimentar; ausência de regras; sem unidade de ação, tempo e espaço. Aspectos críticos de uma sociedade em transição.

Classicismo

• Época: 1427.

• No Brasil: nascia o Quinhentismo.

• Em Portugal: Gêneros - poesia lírica, épica, teatro e crônicas. Introdução da medida nova.

• Destaque em Portugal: Sá de Miranda; Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões (poesia).

Valorização do homem (antropocentrismo); paganismo (maravilhoso pagão); superioridade do homem sobre a natureza; objetividade; racionalismo; universalidade; saber concreto em detrimento do abstrato; retomada dos valores greco-romanos; rigor métrico e estrófico: equilíbrio e harmonia.

Quinhentismo

• Época: 1500.

• No Brasil: Gêneros- poesia lírica e épica, teatro e crônicas.

• Destaques no Brasil: um Documento escrito em terras brasileiras. Carta a D. Manuel; Pero Vaz de Caminha.

• Em Portugal: era a ponte do Quinhentismo.

Nascimento da literatura brasileira; surge a literatura de informação e jesuítica; registros informativos sobre o Brasil; a missão dos viajantes era a produção de registros detalhando os recursos minerais, os perigos existentes, os habitantes que aqui viviam a sua fauna e flora.

Barroco

• No Brasil: início do Barroco no Brasil foi em 1601.

• Destaques no Brasil: Bento Teixeira, publicação de Prosopopeia, Padre Antônio Vieira – Sermões (oratória), Gregório de Matos – A Jesus Cristo nosso senhor (poesia).

• Em Portugal: Gêneros- oratória sacra, política e social.

• Destaques em Portugal: Morte de Camões; Portugal sob o domínio espanhol; poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa; Padre Antônio Vieira (oratória).

Contradição e conflitos espirituais: antinomia homem - céu, homem - terra; visualização e plasticidade; fugacidade; não-racionalismo; unidade e abertura (perspectivas múltiplas para o observador); luta entre o profano e o sagrado. Culto a elementos evanescentes (água/vento). Sentido de transitoriedade da vida; carpe diem (aproveitar a vida); valorização do presente, movimento ligado ao espírito da Contra - Reforma; jogos de metáforas; riqueza de imagens; gosto pelo pormenor; malabarismo verbal – uso de hipérbato, hipérbole, metáforas e antíteses.

Arcadismo

• No Brasil: o início do Arcadismo no Brasil foi em 1768.

• Destaques no Brasil: a 1ª obra árcade é Obras poéticas de Cláudio Manuel da Costa (consciência árcade) Tomás Antônio Gonzaga (poesia lírica e épica); Basílio da Gama – O Uruguai e Santa Rita Durão – Caramuru (poesia épica).

• Destaques em Portugal: Bocage (poesia), obra “Rimas”

Arte do equilíbrio e harmonia; Busca do racional, do verdadeiro e da natureza; Retorno às concepções de beleza do Renascimento; Poesia objetiva e descritiva; Áurea mediocritas: o objetivo arcádico de uma vida serena e bucólica (valorização da natureza); Pastoralismo; Valorização da mitologia; técnica da simplicidade; idealização do amor e da mulher.

Romantismo

• Época: 1825.

• No Brasil: o início do romantismo no Brasil foi em 1836.

• Destaques no Brasil: Gonçalves de Magalhães, com “Suspiros Poéticos e Saudades”. Na poesia, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves. Na prosa: Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida; Bernardo Guimarães, Taunay

• Destaques em Portugal: Almeida Garrett; Publicação do poema Camões.

Principais características:

• 1 Geração: nacionalismo, ufanismo, natureza, religião (cristianismo), indianismo/medievalismo.

• 2 Geração: mal do século, evasão, solidão, profundo pessimismo, anseio da morte.

• 3 Geração: condoreirismo, liberdade, oratória de reivindicação, transição para o Parnasianismo, literatura social e engajada.

• Geral: imaginação, fantasia, sonho, idealização, sonoridade, simplicidade, subjetivismo, sintaxe emotiva, liberdade criadora.

Realismo/Parnasianismo/Naturalismo

• Época: 1865.

• No Brasil: o inicio no Brasil foi em 1881.

• Destaques no Brasil: Machado de Assis, com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, no Realismo. Aluísio de Azevedo, com “O Mulato”, no Naturalismo.

Década de 80 Definição do ideário parnasiano.

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