O CONHECENDO A SÍNDROME DE BURNOUT
Por: Teacher Keilla • 25/10/2017 • Artigo • 5.565 Palavras (23 Páginas) • 295 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE PORTO NACIONAL
CURSO DE LETRAS
KEILLA ALVES RODRIGUES
CONHECENDO A SÍNDROME DE BURNOUT
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PORTO NACIONAL
2016
KEILLA ALVES RODRIGUES
CONHECENDO A SÍNDROME DE BURNOUT
Trabalho de Conclusão de Curso apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Letras, da (Coordenação do Curso de letras), da Universidade Federal do Tocantins.
Orientadora: Profª. Ms. Daniela Silva Costa Campos
PORTO NACIONAL
2016
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho ao meu esposo Ronaldo, meu companheiro e amigo que em todos os momentos esteve ao meu lado me incentivando e me dando forças para não desistir. Agradeço-te meu amor por ter acreditado em mim nos momentos em que eu não mais acreditava.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, meu Pai e Senhor, por ter permitido mais essa realização tão importante em minha vida. Agradeço Pai, ter vivido fases difíceis, pois foram matérias-primas de aprendizado.
Aos meus pais queridos que tanto amo, José e Patrícia. São meus exemplos de vida, amor e dedicação. São os responsáveis pela pessoa que sou hoje.
Aos meus irmãos José Augusto, João Carlos e Keilane, companheiros e amigos de toda vida.
Ao meu marido Ronaldo, meu grande amor, meu parceiro. Lembro-me de todas as vezes que não me deixou desistir. Sempre esteve ao meu lado, me incentivando a lutar.
À minha orientadora, professora Ms. Daniela Silva Costa Campos, pela dedicação e compreensão, estando presente nesta etapa tão especial.
A todos os meus professores da Educação Básica. Dos ensinamentos que tive durante meus 11 anos no Colégio Estadual Padre Gama.
A todas as professoras do Curso pela paciência, dedicação e ensinamentos disponibilizados nas aulas, cada uma de forma especial contribuiu para a conclusão desse trabalho e consequentemente de minha formação profissional.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica da literatura que trata da Síndrome de Burnout, expondo-a como um problema de saúde pública relacionado à profissão docente, seguindo o caminho a seguir: a) apresentar a bibliografia crítica do tema Síndrome de Burnout; b) abordar sobre a identidade do professor na sociedade atual c) descrever a definição, causas e sintomas; d) distinguir os termos Estresse/Depressão com o Burnout; e) Indicar propostas de intervenção com a finalidade de diminuir o nível de estresse dos profissionais. A Síndrome de Burnout é uma forma de resposta ao estresse laboral crônico, sendo esta uma condição na qual o trabalhador se desgasta, e desiste de buscar excelência, na medida em que perde a satisfação e sentido pelo trabalho. Com esse estudo foi possível constatar a presença de fatores decisivos para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout em profissionais da educação.
Palavras chaves: Estresse. Docência. Síndrome de Burnout.
ABSTRACT
This study aimed to research the existing literature on the burnout syndrome exposing it as a public health problem related to the teaching profession. The specific objectives are: a) to present the critical literature on stress and the burnout syndrome; b) To approach on the identity of the teacher in society today c) To describe the definition, causes and symptoms d) to distinguish the terms Stress / Depression often used to identify symptoms of the syndrome; e) indicate intervention proposals in order to reduce the stress level of professionals. The burnout syndrome is a form of response to chronic job stress, a condition in which the worker gives up their search for excellence, meaning and satisfaction at work. As a result of this research we were able to observe the presence of decisive factors for the development of Burnout Syndrome in elementary schooling.
Key words: Stress. Teaching. Burnout Syndrome.
SUMÁRIO
1 introdução 08
2 IDENTIDADE DO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL 10
3 CONCEITO DE ESTRESSE 12
4 SÍNDROME DE BURNOUT E DEPRESSÃO
4.1 Definições da Síndrome de Burnout
4.2 Sintomas da Síndrome de Burnout
4.2 Ações Preventivas à Sindrome de Burnout
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
Desempenhar o papel de professor na sociedade atual requer do profissional da educação muito mais do que o ensinar em sala de aula. Durante as observações em sala de aula, e na literatura consultada, constata-se um nível bem elevado de estresse no ambiente de trabalho, o que ocasiona afastamento do profissional da educação do contexto laboral. A docência vem sendo vista como uma demanda de esforço que está além das habilidades e técnicas que os professores possuem. Vários são os motivos elencados como desencadeadores do quadro de estresse crônico no ofício do professor, desde as peculiaridades de cada instituição, os diferentes contextos sociais nos quais os alunos estão inseridos e o desprestígio sofrido pela profissão. Outro fator que torna a profissão de professor uma elevada fonte geradora de estresse é o fato de atuar diretamente com pessoas. Além disso, o professor se depara ainda com outras fontes de tensão, como a elevada carga horária de trabalho, o elevado número de alunos por sala de aula, estrutura física inadequada, poucos trabalhos pedagógicos em equipe, baixa participação da família no acompanhamento do desenvolvimento escolar de seus filhos, baixos salários, dentre outros.
...