O Empreendedorismo Criatividade
Por: Anderson Vidal • 25/5/2021 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Empreendedorismo - Capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades. Desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
• Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Ele é responsável pela realização de novas combinações.
• A criação de um novo método de produção, comercialização e abertura de novos mercados é uma atividade comum do empreendedorismo
Essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito de negócios.
Criatividade - É inventar. Fazer coisas que não existia (Rubem Alves). É considerada uma capacidade humana de grande valor universal. CRIATIVIDADE É CAPACIDADE
Inovação - Ação de inovar. Introdução de algo novo em qualquer atividade humana. Significa novidade ou renovação. INOVAÇÃO É AÇÃO, EFEITO, RESULTADO
• Texto: Os labirintos da iniciação
Criatividade - Conceito de criatividade: Ajudar a entender a relevância da palavra tem... como uma sublime dimensão da condição humana. É a capacidade criativa, então, que existe a chave da evolução da humanidade
Teorias da criatividade
1. Criatividade como Origem Divina “Platão declarou ser o artista, no momento da criação, agente de um poder superior, perdendo o controle de si mesmo”
2. Criatividade como Loucura “... são explicadas como fruto de um acesso de loucura. De novo, essa noção começou com Platão, que não via diferença entre o frenesi da visitação divina e o da visitação da loucura - Shakespeare, Jung, Lombroso”
• Loucura X Genialidade
• O próprio conceito de “Loucura” variou ao longo do tempo
• “Contrariar” o “normal” seria loucura?
3. Criatividade como Gênio Intuitivo “...criatividade aparece como forma saudável e altamente desenvolvida de intuição. No ato da criação, o gênio intui direta e imediatamente o que outras pessoas só podem apurar divagando longamente. A criatividade não pode então ser educada porque é imprevisível, não-racional e limitada a algumas poucas pessoas”
4. Associacionismo “As novas idéias são criadas a partir das velhas por um processo de tentativa e erro. Ante um problema, o pensador apela para uma combinação de idéias, uma após outra, até chegar a um arranjo que resolva a situação.”
5. Teoria de Gestalt “O pensamento criador é primariamente uma reconstrução de Gestalt, isto é, configurações (formas) que estejam estruturalmente deficientes. Ele parte de uma situação problemática que, de certa forma, se mostra incompleta. O indivíduo percebe esse problema como um todo. Seguindo tais linhas de tensão, o homem criativo chega à solução que restaura a harmonia do todo.”
6. Psicanálise de Freud: Superego, Ego, Id
“Para Freud, a criatividade origina-se num conflito dentro
do inconsciente (id). Mais cedo ou mais tarde, o inconsciente
produz uma "solução"
...