O Parágrafo Argumentativo
Por: kvciocchi • 16/8/2016 • Seminário • 285 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
O dia a dia nos zoos é monótono e repetitivo. (__________________________________) Animais como leões, tigres, cervos e elefantes, que normalmente percorrem longas distâncias em um curto período de tempo procurando por comida e que necessitam do contato direto com outros animais como eles, passam os dias entediados e sozinhos ou com não mais do que um companheiro de sua espécie. Suas ações “habituais” são reguladas e limitadas com regimes de alimentação e acasalamento. Na maioria dos casos, não existe nenhum tipo de privacidade nem estímulo, e por isso os animais têm um grande sofrimento físico e emocional. (_____________________________) Esse padecimento devido à falta de liberdade é algo tão frequente que, em todos os zoos, há animais com transtornos psicológicos devido ao estresse e a ansiedade provocados pela clausura. (________________________________)
Contudo, esse cenário ainda resiste à sua extinção. (_______________________________________) Muitos justificam a manutenção dos zoológicos por uma possível contribuição educativa. Acredita-se que o espaço ensine a seus visitantes os diferentes comportamentos dos animais e estimula os humanos a respeitá-los. (_____________________________________) Todavia, na verdade, o que se aprende em lá, é que é aceitável privar um animal de sua liberdade para nosso benefício. Independentemente que os zoos sejam locais onde se possa aprender mais ou menos sobre o comportamento dos animais, sua existência é inaceitável. Privar alguém de liberdade e ocasionar seu sofrimento não pode ser justificável em nenhum caso com a desculpa de que nós aprendemos alguma coisa com isso. (_________________________________)
A muitos de nós, provavelmente, interessa como vivem e se relacionam seres humanos de outras culturas e sociedades, mas jamais aprovaríamos que pessoas fossem privadas de liberdade para facilitar nossa aprendizagem. (_______________________________) Os animais, como seres com interesses próprios, merecem ser respeitados da mesma forma. (_____________________________________)
...